A linha ferroviária da Beira Alta, que faz a ligação entre Pampilhosa e Vilar Formoso, foi encerrada em abril de 2022. A expectativa era de que a renovação total das infraestruturas se realizasse num prazo de nove meses. No entanto, esse prazo foi prolongado e as datas anunciadas nunca foram cumpridas.
Quase três anos depois, as obras de requalificação parecem estar prestes a terminar. O troço entre Celorico da Beira e Mangualde reabre até final de março. Por outro lado, o segmento entre Mangualde e Pampilhosa ainda não tem uma data definida para reabertura. A entrada em funcionamento deste troço ocorrerá “assim que os processos de segurança obrigatórios por lei, que não são da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, estejam finalizados”, assegurando assim “todas as condições de circulação” da Linha da Beira Alta, adianta Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP).
Contudo, isso não implica uma abertura imediata ao tráfego, uma vez que é necessário completar os processos de segurança requeridos. O vice-presidente da IP esclarece que “antigamente, quando a obra terminava, nós, da Infraestruturas de Portugal, procedíamos à sua abertura. Atualmente, existem vários passos a seguir que não dependem apenas de nós, incluindo a coordenação com o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) e a homologação das intervenções realizadas”.
A modernização da Linha da Beira Alta é considerada “uma iniciativa estratégica” para a região. O projeto abrange uma extensão de 193 quilómetros, com um investimento previsto de 600 milhões de euros.