Depois da Siri, da Alexa e agora dos muitos bots impulsionados pela inteligência artificial que respondem a todas as questões possíveis e imaginárias, chegou a Layla. A criação, com base na IA, quer responder a todas as perguntas relacionadas com viagens: qual é a melhor praia, os melhores locais para visitar numa determinada cidade, os melhores voos.
Diz ser a “fada madrinha da inspiração de viagens”, ao resgate dos turistas que não têm paciência para criar itinerários ou que ainda não sabem que destino de férias escolher. “Chega de fazer malabarismos com um milhão de janelas abertas a tentar encontrar os melhores voos, hotéis e atividades. Tenho tudo sob controlo. Vou encontrar os destinos mais badalados, os voos mais económicos e as estadias dignas do Instagram”, lê-se na sua apresentação.
A plataforma “Just Ask Layla” nasceu em Berlim no final de 2023, criada por Jeremy Jauncey, fundador da Beautiful Destinations, um meio de comunicação de viagens com mais de 50 milhões de seguidores nas redes sociais, e Saad Saeed, cofundador da Flink, serviço de entrega de alimentos.
“Hoje em dia, as pessoas inspiram-se principalmente em vídeos curtos nas redes sociais, mas não há como transformar essa inspiração numa viagem. Queremos ajudar os utilizadores a descobrir os lugares perfeitos, preenchendo a lacuna entre as redes, o planeamento e as reservas”, explicou Jauncey.
Desde o seu lançamento que a Layla se tornou um sucesso na indústria das viagens e turismo, utilizando a Inteligência Artificial para criar roteiros personalizados para vários destinos — Portugal incluído. A NiC testou esta nova plataforma de viagens para perceber que tipo de locais sugere a um turista interessado em conhecer Coimbra durante três dias.

Nesse sentido, pedimos para a Layla criar um roteiro de três dias para explorar a cidade dos estudantes. A plataforma sugere um roteiro com atividades para fazer de manhã à noite, incluindo sugestões de restaurantes para almoçar e jantar. Em apenas alguns segundos tivemos a nossa resposta.
Primeiro dia
No período da manhã, a Layla sugere começar o dia com a visita à Universidade de Coimbra, uma vez que é um dos locais mais emblemáticos da cidade. É uma das mais antigas do mundo, fundada em 1290, e faz parte do Património Mundial da Unesco. A plataforma aconselha ainda a explorar a Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e o Palácio Real.
Para o primeiro almoço, é aconselhado o restaurante Zé Manel dos Ossos, “famoso pelo seu ambiente acolhedor e comida deliciosa”. Durante a tarde, a visita à Universidade de Coimbra continua, desta vez, acompanhado por um guia “para obter uma visão mais aprofundada sobre a história e as tradições desta instituição centenária”. Pode passear ainda pelo Jardim Botânico, repleto de plantas exóticas e com áreas verdes de descanso.
Segundo dia
Terceiro dia
Desta vez, o dia vai ser passado a explorar museus. Uma das sugestões é passar pelo Museu Nacional Machado de Castro, considerado um dos mais importantes acervos de Portugal. Para não lhe escapar nada, participe na caça ao tesouro, que passa pelos locais mais emblemáticos da cidade. Nesse dia, pode sempre almoçar no Cantinho dos Reis. Para encerrar a viagem, pode ainda participar na degustação exclusiva de cervejas artesanais, oferecida pela Coola Boola. Pode seguir para um jantar “num dos melhores restaurantes gourmet locais, Arcadas Restaurante”.