na cidade

Joel construiu “cabra” da Universidade de Coimbra em miniatura para sobrevoar Lisboa

A prova está marcada para este sábado, 7 de setembro. O jovem de 23 anos vai representar a cidade e a vida dos estudantes.
Para representar Coimbra.

A adrenalina e aventura continuam a correr nas veias de Joel Pedrosa. Desde o ano passado, que passou a estar no radar de qualquer conimbricense, quando decidiu descer as escadas monumentais de trenó. Em junho, decidiu elevar a fasquia quando sobrevoou a “Cabra” da Universidade de Coimbra, enquanto estava trajado, com a ajuda de uma grua que lá estava instalada.

“Em toda a história humana há sempre pessoas que são consideradas malucas ou loucas, quando na verdade eram revolucionárias. Quero pensar além do óbvio e fazer a diferença com pensamentos originais e soluções únicas”, salienta. Agora, apenas dois meses depois, Joel volta a arriscar e a levantar voo.

“Após o salto recebi muitas mensagens para me inscrever no evento Red Bull Flugtag, no entanto, já tinha criado o projeto”, explica o jovem de 23 anos. Só contactou a equipa assim que teve a certeza que o projeto foi aprovado para começarem a construir o que seria o carro a desfilar. “Primeiro precisamos de desenhar a ideia que pretendemos concretizar, seguindo alguns requisitos. Depois basta esperarmos pela aprovação”, afirma. 

O evento é realizado em diversos países e a última vez que esteve em Portugal foi em 2014. Os jurados estão encarregues de avaliar elementos como a originalidade e performance. É acrescentado um ponto por cada metro que o carro voe. Os três melhores serão premiados.

O carro escolhido demorou cerca de duas semanas a estar concluído e é uma homenagem à cidade. “Coimbra é um marco para qualquer estudante que por lá passe. Espero concluir o meu curso para o ano e, por isso, sinto que é quase uma das últimas oportunidades para fazer isto”. Em homenagem a Coimbra, aos estudantes e ao salto realizado em junho, Joel criou uma “Cabra” da Universidade de Coimbra.

A primeira ideia seria colocar um estudante trajado em cima do carro que representa a “Cabra”, onde a asa seria a capa negra do traje estudantil de Coimbra, mas rapidamente a equipa de Joel apercebeu-se que é demasiado pequeno e por isso não iria voar tempo suficiente. Para resolver o problema, a equipa precisou de construir uma asa mais longa. “Não temos nenhum conhecimento de Aerodinâmica, daí não termos conseguido prever como o carro irá voar. É esperar pelo melhor”, acrescenta.

A estrutura do carro foi feita através de bambu e alumínio, para ser mais leve e fácil de voar mais tempo. Por dentro, existe um andaime revestido por placas de isolamento utilizado nos edifícios. O carro possui cerca de dois metros e quarenta. “Nunca foi colocada nenhuma opção sem ser eu no topo do carro”, adianta.

Além da construção do carro, é necessário que cada concorrente realize uma performance antes do salto. “Queremos representar Coimbra ao máximo e, por isso, pensámos em trazer os estudantes connosco e exemplificar o percurso académico, que parta do fim até ao começo”. A atuação começa com a bênção das fitas, passa pelas tunas com uma pequena dança com pandeiretas e, no final, mostram como é ser caloiro e toda a animação de Coimbra.

Carregue na galeria para ver ao pormenor o carro que Joel levará para a prova Red Bull Flugtag, a decorrer em Lisboa este sábado, 7 de setembro.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA