Mário Jardel e Jaciara Dias, os dois brasileiros que viveram momentos inusitados em 2022 no reality show “Big Brother Famosos”, da TVI, vão ser os reis do Carnaval da Mealhada, que regressa três anos depois, com alterações no percurso e uma programação de dez dias, que recupera a tradição do baile de gala.
De acordo com o presidente da Associação de Carnaval da Bairrada, Alexandre Oliveira, o evento volta depois de uma interrupção de três anos, causada pela pandemia de Covid-19, com algumas novidades, entre as quais, alterações no percurso do corso de Carnaval, que vai agora terminar na Avenida 25 de Abril.
“Vai acrescentar bastante qualidade ao evento. É uma mudança muito pensada, mas que acredito que vai ser ótima, principalmente para as escolas de samba”, sustentou. Os corsos de Carnaval, com a presença de Jaciara Dias (ex-mulher de Deco) e Mário Jardel (ex-marido de Karen) terão lugar nas tardes de 19 e 21 de fevereiro, acontecendo antes, nos dias 11 e 18, dois ensaios técnicos.
Na noite de 11 de fevereiro, sábado, acontece o “Desfile Trapalhão”, em que “qualquer pessoa pode participar”, tendo lugar no dia seguinte o “Carnaval de Palmo e Meio”, que este ano é organizado pela Câmara da Mealhada e pela Associação de Carnaval da Bairrada. “Estamos a contar com mais de mil elementos neste percurso, que começa junto ao Centro Escolar e vai até à zona da Tenda, no parque de estacionamento da Câmara Municipal da Mealhada”, referiu.
Para a noite de 18 de fevereiro, sábado, está previsto “um regresso ao passado”, com o baile de gala, um evento privado, que irá funcionar por convites, no Liceu. Já o desfile noturno terá lugar no dia 20 de fevereiro, segunda-feira, com “um percurso muito idêntico ao diurno”.
O presidente da Associação de Carnaval da Bairrada revelou que estarão envolvidas cerca de duas mil pessoas nos desfiles — corsos de Carnaval e Carnaval de Palmo e Meio —, sendo que apenas os corsos de Carnaval terão entrada paga de 2€ por pessoa.
O programa de Carnaval da Mealhada, que decorre de 11 a 21 de fevereiro, prevê ainda animação musical nas “Noites da Tenda”. Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, este evento é, a par do leitão, uma das imagens de marca do concelho, da Bairrada e até da região Centro.
“São dez dias de festa e de dinamização do centro urbano. Valorizamos e aplaudimos iniciativas como estas, que dão vida ao centro da cidade”, rematou.