Quem passa pelas ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, em Coimbra já pode ver o lettering alusivo ao centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra. São 11 frases que remetem para a valorização da leitura, que até ao final do ano vão dar um novo brilho a estas duas ruas centrais da Baixa da cidade.
“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em algum lugar”, escreveu o nosso prémio Nobel da Literatura, José Saramago. Esse lugar será, neste caso, uma das principais artérias da cidade que, de janeiro a dezembro de 2023, se pretende dinamizar, juntamente com toda a Baixa, inspirando os transeuntes a refletir sobre o papel da leitura, como uma porta sempre aberta para um mundo de infinitas descobertas.
As luzes do lettering alusivo ao centenário da Biblioteca Municipal ao longo das ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges são conduzidas, de forma a correspondente ao Plano de Poupança Energética em vigor na Câmara de Coimbra, e vão estar até ao final do ano, das 18 às 23 horas.
A 24 de dezembro de 2022 passaram 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra, efeméride que a Câmara de Coimbra está a celebrar levando a cabo um vasto e diversificado conjunto de iniciativas culturais que se prolongam até ao final deste ano. Além das dinâmicas de continuidade dos diferentes serviços afetos à Biblioteca Municipal, a programação comemorativa vai assinalar a data com a concretização de mais ações na área expositiva, do teatro, da música, da dança, da poesia, da filatélia, do cinema e da literatura.