na cidade

Já sabemos quando se vão acender as luzes de Natal em Coimbra — este ano é mais cedo

A cidade vai ter mais dias de luzes, mas menos horas por causa da crise energética.
Coimbra vai acender as luzes mais cedo este ano.

A música de Natal é um clássico, mas a verdadeira magia da época começa quando as luzes enchem as ruas da cidade. Em Coimbra, este ano, o espírito natalício chegou mais cedo do que o habitual e logo em outubro a iluminação começou a ser instalada. Contudo, o brilho chegará no início de dezembro e, para poupar energia, só entre as 18 e as 23 horas. 

A Câmara Municipal adjudicou a iluminação, por cerca de 140 mil euros, à empresa Castros — Iluminações Festivas SA, num pacote com o valor total de 171 mil euros e que contemplou também as luzes das Festas da Cidade, em julho. As estruturas para a época de Natal começaram a ser montadas no mês passado.

Quem circular pela zona de Santa Clara, na envolvente do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do Convento São Francisco, depara-se já com os votos de boas festas e com as decorações natalícias que vão embelezar a cidade. Nas rotundas da Avenida João das Regras, por exemplo, já se encontram várias árvores de luzes, o que nos dá uma ideia do que aí vem.

O governo recomenda que as luzes sejam ligadas de 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, preferencialmente entre as 18 horas e a meia-noite, mas em Coimbra vão acender-se mais cedo: logo a 1 de dezembro. No entanto, serão desligadas às 23 horas em vez de à meia-noite.

Segundo a autarquia, “o período global de iluminação será de 189 horas, abaixo do valor máximo recomendado pelo governo e francamente inferior ao período correspondente a 2021, que foi de 320 horas (redução de 41 por cento)”. O objetivo é poupar energia sem que se perca a magia do Natal.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA