na cidade

Já sabemos a programação natalícia que vai transformar Coimbra numa “Magic Land”

A cidade vai ganhar mais encanto nesta quadra festiva, com atividades que irão encher as ruas de luz e animação até 6 de janeiro.
Festividades começam esta sexta-feira, 10 de novembro.

O Natal é considerada a altura mais mágica do ano. As luzes, o frio na rua a contrastar com o quentinho que se sente em casa, à lareira, rodeado pelos amigos e família, os doces típicos e os presentes são alguns dos aspetos que fazem do Natal uma celebração especial. Para assinalar a data, as cidades enchem-se de luzes assim como várias atividades que animam o comércio local. Como seria de esperar, Coimbra não ficou de fora e será, este Natal, uma “Magic Land”, com animação garantida desde a Baixa até ao Parque Verde do Mondego.

As festividades começam esta sexta-feira, 10 de novembro, com as luzes a serem acendidas e a chegada do Pai Natal, que este ano não vem sozinho e traz a Mãe Natal à Baixa de Coimbra. Como garantiu o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, serão 58 dias de luz, festa e animação, com 90 eventos comemorativos nos vários locais emblemáticos da cidade, que irão corresponder aos desejos dos habitantes e “dinamizar de forma mágica a cidade”.

Ao longo dos meses de novembro e dezembro decorrem diversos espetáculos no Convento São Francisco, Mosteiro de Santa Clara, Seminário Maior de Coimbra até ao Café Santa Cruz. No Parque Verde do Mondego irá ocorrer o “Coimbra Magic Land”, de 18 de novembro até 25 de dezembro. Como o nome indica, será onde ocorrerá a magia, mais direcionada para os miúdos, mas também para a restante família.

Neste espaço, que será inaugurado com uma parada de Natal, miúdos e adultos poderão divertir-se na Casa do Pai Natal, na pista de gelo ecológica, nos insufláveis alusivos ao Natal, no maior escorrega de Portugal, com 30 metros de comprimento e 15 metros de altura, no carrossel parisiense, bosques encantados, num snow slide, comboio de Natal, roda gigante infantil, fábrica de brinquedos, baloiços, trampolim e animadores interativos e circenses. Como a educação também é importante, vai existir um hospital infantil, onde os mais novos aprenderão alguns conceitos básicos de saúde, e de seguida, encher a barriga de guloseimas com as food trucks presentes no local.

O Mercado Municipal D. Pedro V também terá diversas iniciativas a começar já no dia 23 de novembro, com a realização da primeira mini feira do livro, até à chegada do Pai Natal dia 8 de dezembro e o Hype Market, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, que contará com diversas atividades como workshops, mercado urbano, um espaço dedicado aos mais novos, música ao vivo e expositores, com produtos artesanais, bijuteria, entre outros.

Coimbra ainda terá um presépio dos Bombeiros Sapadores, entre o dia 15 de dezembro até 7 de janeiro, um espaço onde poderá saborear as comidas características do Natal à moda de Coimbra e o 45.º São Silvestre de Coimbra, a 16 de dezembro. Também será realizado um video mapping, “A Parada do Quebra-Nozes”, nos dias 21, 22 e 23 de dezembro na Baixa da cidade, assim como um concerto de Reis, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, a 5 de janeiro.

O facto de as festividades não se resumirem a apenas um local tem como objetivo a circulação das pessoas pela cidade, para aproveitarem tudo aquilo que os espaços têm para oferecer. Deste modo, consegue queimar algumas das calorias em excesso dos doces ingeridos nesta época.

Apesar deste ano não se realizar o mercado de Natal na Praça do Comércio, a cidade não ficará menos alegre, tendo todo um leque de opções e atividades à escolha. Nesta iniciativa foram investidos cerca de 16 mil euros, sem contar com a iluminação, o que representa uma grande redução, comparando com os 85 mil euros investidos em 2019.

Enquanto espera, percorra a galeria para ver como foram as iluminações de Natal do ano passado.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA