na cidade

Já pode visitar o presépio dos Sapadores de Coimbra. A entrada é gratuita

Tem mais de 100 anos e conta com o envolvimento de todos os bombeiros que, ao longo de um mês, fazem a montagem.
Tem mais de 100 anos.

No Natal em Coimbra o presépio dos Bombeiros Sapadores é incontornável. Tem mais de 100 anos, mas mesmo assim mantém a capacidade de surpreender toda a gente de cada vez que abre as portas à cidade. É tradicional, mas ao longo dos anos foi sendo melhorado e até já conta com alguma tecnologia. Se não conhece este presépio movido através de uma engenhoca feita com correntes de bicicletas, não sabe o que está a perder. 

Paulo Palrilha, o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) assegura à New in Coimbra que o presépio tem mais de um século, embora “não seja possível definir exatamente o ano em que foi feito pela primeira vez”. Todos os anos, em novembro, os bombeiros voluntariam-se para a montagem desta instalação. Projeto dura cerca de um mês.

Junto ao quartel, na Casa Municipal da Proteção Civil, na Avenida Mendes Silva, está instalada a “gruta de Natal” e as cerca de 100 peças que compõem o presépio. As figuras, de barro pintado à mão, estão dispostas numa área com 60 metros quadrados. Representam diferentes quadros, desde o estábulo onde nasceu o Menino Jesus, a lugares de trabalho como o lagar de azeite, a oficina do ferreiro e a serração, e outros como a fonte, o lago, a nora, os moinhos movidos a água e a vento. 

Algumas das imagens têm movimento graças a uma engenhoca que tem um motor elétrico e é feita com “correntes de bicicleta, de motorizada, mecanismos de máquinas de lavar”, mas que já conta também com “alguma tecnologia”, revela o comandante. O movimento ajuda a simular o nascimento do dia e o cair da noite, levando as figuras a fazerem diferentes ações. Este motor, instalado por baixo do presépio, pode também ser visto.

Durante o processo de montagem, é atribuída uma função a cada bombeiro. Há uns que ficam responsáveis pela iluminação, outros pela montagem e manutenção do estábulo que é sempre instalado no exterior e que tem animais verdadeiros. Este ano, o “convidado especial” é Chico, um pónei.

Em todas as edições, a CBSC aproveita a visita dos conimbricenses para mostrar o seu trabalho. Este ano, pode visitar uma exposição temática dedicada à brigada de combate a incêndios em aeronaves. Uma avioneta despenhada ocupa grande parte do espaço onde estão também os elementos da corporação em ação. Há ainda um posto de vigia a que os miúdos podem subir para melhor observar o espaço. 

O presépio pode ser visitado até ao dia 7 de janeiro, todos os dias, das 10 às 20 horas. A entrada é gratuita.

De seguida, carregue na galeria para ver as imagens do presépio. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA