na cidade

Já pode viajar num autocarro clássico para descobrir o distrito de Coimbra

O evento está marcado para 20 de julho, pelas 10h30, com passagem por alguns dos pontos mais icónicos da cidade.
Para uma viagem diferente.

Coimbra é uma cidade conhecida pela história escondida por todos os cantos. Foi o palco do grande amor entre D. Pedro e Inês de Castro e ainda testemunhou o milagre das rosas pelas mãos da Rainha D. Isabel. Tendo em conta todos estes detalhes, só faz sentido descobrir a cidade em veículos igualmente históricos. 

“À descoberta de Coimbra” é o primeiro evento organizado pelo Clube Viação Clássica. Esta é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de “preservar parte da memória do transporte coletivo rodoviário em Portugal”. A sua frota é composta por sete autocarros da década de 60 até à de 80. 

Este é um evento anual, onde a associação escolhe uma cidade e possibilita um dia diferente a todos os entusiastas por clássicos. Coimbra recebe o primeiro passeio no próximo dia 20 de julho, sábado, das 10h30 às 19h45, na Casa do Sal. Essa viagem marca a estreia do Mercedes-Benz O305 que, juntamente com o Volvo, percorrerá diversas ruas do concelho. 

A zona da Beira Rio, Universidade, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Castelo de Montemor são algumas das atrações por onde o circuito irá passar. Haverá ainda oportunidade de visitar a antiga estação ferroviária de Ceira que acolhe o metrobus. A viagem inclui ainda a visita tanto ao mosteiro como ao castelo.

Em formato de despedida do troço ferroviário entre Coimbra B e Coimbra, o passeio irá voltar a passar nesse canal para conseguir os últimos registos fotográficos. A partir da estação passam ainda pela linha 103 dos SMTUC até à Universidade com paragem obrigatória. Contorna ainda o Jardim Botânico, sobre pelo Penedo da Saudade e desce em direção à Ceira.

Durante a tarde, o percurso é repartido em Coimbra e Montemor-o-Velho, com a visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha antes de partirem para o próximo destino. Os bilhetes estão disponíveis online e custam 15€ por pessoa. O almoço não está incluído no valor. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA