Os amantes do autocaravanismo passaram a dispor esta semana de uma segunda área de acolhimento no concelho de Oliveira do Hospital. Depois de um espaço no Senhor das Almas, junto à EN 17, é agora a vez de abrir o Camping Car Parque do Mandanelho no Miradouro da Central de Camionagem. Quem ali estaciona tem acesso a uma vista soberba sobre a Serra da Estrela.
Com este segundo espaço, Oliveira do Hospital torna-se ainda mais um município amigo do autocaravanismo, como sublinhou na inauguração o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo. O autarca salientou a localização de que Oliveira do Hospital beneficia, enquanto “ponto chave de acesso” à Serra da Estrela e às Aldeias de Montanha, à Serra do Açor e às Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas.
“Neste novo local, junto ao Parque do Mandanelho, beneficia-se de uma grande vista para a Serra do Caramulo”, sem esquecer a inserção nas regiões Demarcadas do Queijo Serra da Estrela e dos vinhos do Dão.
“Queremos aumentar o volume de visitação em Oliveira do Hospital”, referiu José Francisco Rolo, lembrando que as estatísticas mostram “que a opção pelo turismo itinerante tem vindo a aumentar” no País, seja com turistas nacionais seja estrangeiros, que o município quer também captar.
Para isso, há disponibilidade para “preparar programas de acolhimento e visitação que envolvam o património natural e gastronómico, com ligação à restauração; os percursos pedestres e as visitas ao património monumental classificado”. O objetivo é “aumentar a notoriedade e a visibilidade do concelho de Oliveira do Hospital em termos turísticos”.
Sobre o novo Camping Car Parque do Mandanelho, “espaço de acesso livre que deve ser usado com responsabilidade”, o autarca referiu que se trata de um “pequeno investimento em termos financeiros através do qual requalificámos aquele espaço e o valorizámos do ponto de vista ambiental, com colocação de mobiliário urbano e das estruturas necessárias para apoio ao acolhimento de autocaravanas”.
“Um investimento que continua a intervenção de regeneração urbana que foi feita com a Central de Camionagem e toda a envolvente, com a criação de cerca de 70 lugares de estacionamento e agora com esta área para autocaravanas”, acrescentou.
Na primeira semana, o espaço foi utilizado para o Clube Hymer Portugal assinalar o seu 11.º aniversário, tendo contado com a presença de dezenas de autocaravanistas.