Ir ao médico é assustador para muitos miúdos, o que significa que as consultas, exames ou análises podem ser momentos de verdadeira angústia e ansiedade. Por isso, o Hospital do Ursinho promete ajudar a ultrapassar o “medo da bata branca” entre os mais pequenos.
Nesta unidade de saúde especial, instalada no Alma Shopping de 10 a 16 de março, os estudantes de medicina da Universidade de Coimbra atuam como médicos dos ursos de peluche dos miúdos. O cenário faz de conta tem consultórios, blocos operatórios e salas de exames e de imagiologia — como num hospital real.
Os mais novos assumem o papel de pais dos seus ursinhos, levando-os aos profissionais de saúde, e envolvem-se em atividades que simulam procedimentos médicos. O propósito é educar os miúdos sobre o universo da medicina e fazê-los perder o medo de ir ao hospital.
A 21.ª edição do Hospital do Ursinho, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC), decorre no piso zero e destina-se a participantes entre os dois e os 10 anos.
A unidade de saúde faz de conta estará a funcionar de segunda a quinta-feira (10 a 13 de março), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, para turmas do ensino pré-escolar do município de Coimbra, mediante inscrição prévia.
Durante o fim de semana, de 14 a 16 de março, o hospital estará a acessível a todos e os pais podem levar livremente os seus filhos ao evento. Na sexta-feira o horário será das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 20 horas. Sábado poderá aparecer das 10 horas ao meio-dia e das 14 horas às 17. Por fim, no domingo o evento estará disponível das 10 horas ao meio-dia e 14 às 20 horas.
Este projeto tem também uma componente solidária: a recolha de brinquedos e produtos de higiene para doar a instituições que se dedicam ao acolhimento de miúdos. Todos os participantes são convidados a levar um (ou mais) bens deste género.
Ver essa foto no Instagram