A doçaria conventual regressa ao Mosteiro de Lorvão, em Penacova, entre 4 e 5 de outubro. A quarta edição da mostra nacional vai reunir alguns dos mais conceituados doceiros portugueses e celebrar a tradição do vasto receituário conventual do nosso País.
Promovida pelo Município de Penacova, a iniciativa irá destacar receitas da região – como os célebres pastéis de Lorvão e as nevadas de Penacova, – mas também “algumas das mais emblemáticas especialidades conventuais, de norte a sul de Portugal”, avança a organização.
Ao longo dos dois dias, será possível provar uma variedade de doces, que “representam uma memória coletiva de devoção e engenho culinário”, explicam. A lista inclui ovos-moles de Aveiro, Brisas do Liz, pastel de Tentúgal, pão de ló de Ovar, trouxas de ovos, sericaia de Évora, queijo do céu de Arouca, cornucópias de Alcobaça, fatias de Tomar, queijadas de Pereira, Teresinhas de Guimarães, castanhas de ovos de Coimbra e licores de Lamego, entre muitos outros.
O programa inclui palestras e workshops de doçaria, mas também uma oferta cultural alargada, com início a 3 de outubro. O cartaz apresenta recriações históricas e espetáculos, com destaque para a utilização do órgão do mosteiro – o maior construído em Portugal no século XVIII – em atuações nos dois dias. Haverá ainda um concerto itinerante e um encontro de coros. A entrada é livre.
Confira abaixo o programa completo.
Sexta-feira, 3 de outubro
21h30 — Concerto de órgão de tubos por Tiago Ferreira.
Sábado, 4 de outubro
15 horas — Inauguração oficial.
16 horas — Palestra “A arte de fazer doces: A doçaria conventual como uma forma de escultura e pintura”, com Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra).
17 horas — Recriação da manufatura dos palitos pelo Grupo Etnográfico de Lorvão.
18 horas — Concerto de órgão de tubos por Célia Sousa Tavares.
21 horas — 20.º Encontro Internacional de Coros, “Entre Montes e Vozes”, com Coral Divo Canto, Coral 7 de Setembro, Órfeão Polifónico de Mortágua e Coral Polifonica de Culleredo.
Domingo, 5 de outubro
15 horas — Concerto itinerante PAX MUNDI – Reinar para servir, por Ana Maria Pinto (soprano instrumentista).
16h30 — Workshop de doçaria “Inovação do pastel de Lorvão” com Fábio Nogueira, Helder Valente e Victor Silva.
18h30 — Concerto de encerramento com Rui Massena (piano solo).

LET'S ROCK






