Nos últimos anos, o conceito de coworking tem adquirido cada vez mais relevância. Desde a pandemia, a flexibilidade nas funções profissionais e o aumento do teletrabalho têm sido notórios, e a procura por este tipo de espaços continua a crescer. Sem surpresa, a oferta desta alternativa ao escritório tradicional é mais vasta nos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto.
No entanto, a situação começa a mudar na região de Coimbra: surgiram recentemente três novos espaços de coworking em Cantanhede, Mealhada e Mira. Inaugurados pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, estes escritórios partilhados estão disponíveis no Centro Comercial de Cantanhede, na Casa da Juventude de Ventosa do Bairro (Mealhada) e no Mira Center.
As instalações oferecem, no total, 33 lugares de trabalho em ambientes partilhados (open space) e três salas de reuniões. Cada espaço está equipado com tecnologia informática, áreas de descanso e uma sala destinada a refeições e convívio. A criação destes espaços teve um custo superior a 160 mil euros.
Embora estes locais de coworking sejam, prioritariamente, destinados a funcionários da administração pública, também aceitam utilizadores privados e funcionam 24 horas por dia. Para aceder aos locais, os interessados devem preencher os formulários disponíveis nos sites das autarquias e agendar a sua utilização.
António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, destacou as potencialidades deste novo espaço, que se encontra a poucos minutos da saída da A1 e próximo de concelhos vizinhos. Ele afirmou que “esta é uma forma de sair da cidade e atrair pessoas para a aldeia, contribuindo assim para a dinamização da economia local e do comércio”.