O Natal de 2024 é em Coimbra. A partir deste sábado, 9 de novembro, até dia 6 de janeiro, vai sentir que a cidade faz parte de um conto encantado, com o espírito da época presente em todos os recantos e detalhes. A Câmara Municipal de Coimbra oferece uma vasta programação.
As celebrações têm início este sábado, com o “Natal no Património”, uma romaria que vai desde a Conchada ao Panteão, das 15 horas às 18 horas. No entanto, se preferir assistir ao Fado típico de Coimbra pode fazê-lo às 16 horas, no átrio da Câmara Municipal, graças à iniciativa “Fado ao Centro”.
No mesmo dia, às 19 horas, é inaugurada a iluminação de Natal, na Praça 8 de Maio, em Coimbra. Depois de acenderem as luzes, pode surpreender os miúdos com a chegada do Pai e da Mãe Natal, no mesmo local.
O projeto “Coimbra Natal’24” tem vários destaques, tais como o regresso da Magic Land, agora no Parque do Choupalinho, e o Mercado de Natal, com barraquinhas de artesanato e gastronomia local, de 29 de novembro a 22 de dezembro, na Praça do Comércio.
Não esquecendo o restauro do emblemático Presépio de Cabral Antunes, que estará na Rua da Sofia, a partir de dia 14 de dezembro. O Mercado Municipal D. Pedro V e as igrejas de São Bartolomeu e de Santa Cruz serão também pontos de diversão.
Se gostar de comprar os presentes para os amigos e família nas lojas da Baixa da cidade, a partir do dia 11 de novembro, as montras vão estar decoradas, graças ao concurso “Montras das Artes e Ofícios”. Durante os seus passeios, poderá também assistir ao espetáculo de vídeo mapping, com data ainda a anunciar no site da Câmara Municipal.
Aproveite para passar no Mercado Municipal de Coimbra, decorado a rigor, onde se pode inspirar para a ementa da Consoada, graças à grande variedade de alimentos frescos e locais. Ainda na Baixa, poderá ver a exposição de carros clássicos, “O Pai Natal Sobre Rodas”, do grupo “Encontro dos Clássicos de Coimbra”, no dia 15 de dezembro.
Para os miúdos, a programação é também entusiasmante. “Panda e os Caricas” vão apresentar um espetáculo, “Quando eu crescer”, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no dia 14 de dezembro às 11 horas.
Coimbra acolhe mais uma edição do “Sabores da Escrita”, um jantar temático, dedicado à literatura e gastronomia, no dia 6 de dezembro pelas 20 horas, no Centro Cultural D. Dinis. A época festiva é sinónimo de tradição, por isso, a Praça do Comércio recebe, no dia 7 de dezembro, dois desfiles etnográficos, das 12 às 17 horas.
O Natal não é a mesma coisa sem música e, por isso, no dia 21 de dezembro às 18 horas, unem-se canções e solidariedade a favor da Liga dos Pequenitos do Hospital Pediátrico, no Convento de São Francisco, com o concerto de Natal “Alegrem-se os Céus e a Terra”, da Orquestra Clássica do Centro e Coro Essences Voices.
Carregue na galeria e vejas as luzes de Natal que iluminaram as ruas de Coimbra, no ano passado.