O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai contar com um novo período de votação online. A situação decorre do empate registado entre duas das oito propostas apresentadas a votação.
Criar e desenvolver um parque de bicicletas com o objetivo de promover a mobilidade suave e sustentável, pela Eptoliva, e a criação de um mural em grafiti alusivo ao incêndio de 15 de outubro de 2017, da associação juvenil dos Bombeiros Voluntários locais, obtiveram o mesmo número de votos na primeira votação online. O desempate terá lugar entre 22 de maio e 4 de junho na Participa.gov, uma plataforma de suporte aos processos participativos da Administração Pública.
Os cidadãos que reúnam as condições enquanto votantes devem aceder à plataforma e votar na sua proposta favorita. Se é estudante ou trabalhador não residente no concelho é necessário efetuar o pré-registo até dia 29 de maio.
Podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.
O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta direta aos cidadãos mais jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificarem e proporem projetos que considerem de interesse para o concelho. A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital afetou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal.