na cidade

Há 24 praias com qualidade de “ouro” no distrito de Coimbra

O maior número de distinções foi atribuído ao concelho da Figueira da Foz, à semelhança do ano passado. Ao todo, são 11 locais.
A praia fluvial da Cascalheira está na lista.

Encontrar as nossas praias favoritas nem sempre é fácil, por isso o melhor é espreitar as que estão classificadas como melhores. Nos últimos dias, descobrimos que o distrito de Coimbra conta com 28 praias, fluviais e marítimas, com a distinção de Bandeira Azul. Além deste título, estão ainda as classificadas com o galardão de Qualidade de Ouro, pela Quercus.

À semelhança da Bandeira azul, a categoria Praia com Qualidade de Ouro distingue anualmente a qualidade da água balnear em Portugal. O único critério utilizado são as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.

Para ser premiada, a água precisa de respeitar alguns critérios. São eles uma classificação “excelente” nas cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises da época anterior terem apresentado resultados melhores em diversos indicadores bacterianos. Os dados já foram divulgados e, em território nacional, registam-se 420 praias com qualidade de ouro, mais 26 do que em 2023. A região centro continua a liderar com 24 praias classificadas.

Na Figueira da Foz, oito praias alcançaram este título: Leirosa, Buarcos, Tamargueira, Cabo Mondego, Murtinheira, Cabedelo Sul, Costa de Lavos e a Figueira da Foz. Cantanhede segue com cinco distinções com a praia da Ançã, Sete Fontes, Palheirão e Tocha. Coimbra possui apenas uma distinção com a praia Palheiros e Zorro. Góis classifica apenas a praia de Peneda e Lousã a Praia da Bogueira.

O concelho de Mira conquista dois lugares, com a Praia de Mira e Poço da Cruz. Em Penacova também há duas praias, em Reconquinho e Vimieiro. Por último, temos Penela com a praia da Louçaínha. Arganil conquista apenas um lugar com a praia Cascalheira e Pampilhosa da Serra possui dois lugares.

Carregue na galeria e conheça as 28 praias que fazem parte da lista Bandeira Azul, sendo que algumas coincidem com a Qualidade de Ouro no distrito de Coimbra.

 
 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA