Com a chegada do verão, há quem começa a pensar no melhor local para passar alguns dias de férias ou, até mesmo, um dia de descanso. Na Região de Coimbra, as propostas são variadas e vão desde as zonas balneares costeiras aos espaços servidos pelos diversos rios que percorrem o território.
Na hora da escolha do local para estender a toalha, há quem olhe para a listagem das praias com melhor qualidade ambiental. Nesta matéria, um júri internacional da Associação da Bandeira Azul (ABAE) atribuiu anualmente o galardão da Bandeira Azul. Um símbolo que, no presente ano, vai ser apressado em 28 locais da Região de Coimbra. Paralelamente, também a Associação Ambientalista Quercus faz o seu diagnóstico e, nesta matéria, o título de “Qualidade de Ouro” em 2023 foi atribuído a 23 praias, 13 das costas.
São elas: Peneda Cascalheira e Piódão (Arganil), Ançã, Olhos de Fervença, Palheiros, Sete Fontes e Tocha (Cantanhede), Palheiros Zorro (Coimbra), Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Figueira da Foz, Leirosa , Murtinheira, Quiaios e Tamargueira (Figueira da Foz), Peneda/Pego Escuro (Góis), Mira e Poço da Cruz (Mira), Santa Luzia (Pampilhosa da Serra) e Reconquinho e Vimieiro (Penacova).
Em comparação com o ano passado, há a registar menos quatro zonas balneares com este título. Saíram da lista da associação ambientalista as praias de Côja (Arganil), Cabedelo Sul (Figueira da Foz), Bogueira e Senhor da Piedade (Lousã) e Janeiro de Baixo e Pessegueiro (Pampilhosa da Serra).
Refira-se que o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.
A nível nacional, foram 393 praias como tendo “Qualidade de Ouro”. A região norte registou uma maior queda no número de praias galardoadas. Em comunicado, a Quercus revela que, das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição.
Carregue na galeria e conheça as praias distinguidas pela Quercus.