Powered by CIM|RC

na cidade

Há 23 praias com “qualidade de ouro” na Região de Coimbra

Distinção da Quercus abrange nove concelhos na Região de Coimbra. Maioria das zonas balneares (13) são costeiras.
Figueira da Foz tem 9 praias distinguidas.

Com a chegada do verão, há quem começa a pensar no melhor local para passar alguns dias de férias ou, até mesmo, um dia de descanso. Na Região de Coimbra, as propostas são variadas e vão desde as zonas balneares costeiras aos espaços servidos pelos diversos rios que percorrem o território.

Na hora da escolha do local para estender a toalha, há quem olhe para a listagem das praias com melhor qualidade ambiental. Nesta matéria, um júri internacional da Associação da Bandeira Azul (ABAE) atribuiu anualmente o galardão da Bandeira Azul. Um símbolo que, no presente ano, vai ser apressado em 28 locais da Região de Coimbra. Paralelamente, também a Associação Ambientalista Quercus faz o seu diagnóstico e, nesta matéria, o título de “Qualidade de Ouro” em 2023 foi atribuído a 23 praias, 13 das costas.

São elas: Peneda Cascalheira e Piódão (Arganil), Ançã, Olhos de Fervença, Palheiros, Sete Fontes e Tocha (Cantanhede), Palheiros Zorro (Coimbra), Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Figueira da Foz, Leirosa , Murtinheira, Quiaios e Tamargueira (Figueira da Foz), Peneda/Pego Escuro (Góis), Mira e Poço da Cruz (Mira), Santa Luzia (Pampilhosa da Serra) e Reconquinho e Vimieiro (Penacova).

Em comparação com o ano passado, há a registar menos quatro zonas balneares com este título. Saíram da lista da associação ambientalista as praias de Côja (Arganil), Cabedelo Sul (Figueira da Foz), Bogueira e Senhor da Piedade (Lousã) e Janeiro de Baixo e Pessegueiro (Pampilhosa da Serra).

Refira-se que o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

A nível nacional, foram 393 praias como tendo “Qualidade de Ouro”. A região norte registou uma maior queda no número de praias galardoadas. Em comunicado, a Quercus revela que, das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição.

Carregue na galeria e conheça as praias distinguidas pela Quercus.

ver galeria
Este artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA