Ao que parece uma ciência, para muitos, aborrecida, afinal de contas pode até tornar-se interessante para os mais curiosos. É nesse sentido que o novo ciclo de conversas do Exploratório — Centro Ciência Viva de Coimbra traz à cidade cinco tardes de conversas sobre a matemática, nas suas mais variadas facetas. A participação é gratuita.
“Tardes de Matemática — Conversas Ímpares” é a proposta da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, que arranca já este sábado, 12 de novembro, às 15 horas, com um tema que promete surpreender: “Como a Matemática pode salvar a tua vida”, apresentado por Adérito Araújo, professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra.
A matemática será o foco deste novo ciclo que decorre entre este ano e 2023. As sessões acontecem em cada mês ímpar, sempre no segundo sábado, às 15 horas, com o objetivo de dar a conhecer a matemática, a sua história e muitas das suas aplicações. Não há exceções e são direcionadas para todos os públicos, independentemente da sua idade. O objetivo é só um: a sociedade em geral ficar a compreender melhor a importância desta ciência.
O ciclo prossegue em janeiro, março, maio e julho de 2023. Dia 14 de janeiro é a vez de “Galileu: a acne solar e os planetas com orelhas” com a participação de Fernando Figueiredo. Dia 11 de março Márcio Nascimento, Nuno Bastos e Nuno Conceição falam sobre “Matemática, Magia e Mistério”. Dia 13 de maio é Rui Pascoal que aborda o tema “Paradoxos da Estatística: os números contam histórias”. Por fim, a última conversa estará a cargo de Fátima Leite, dia 8 de julho, e o tema é “Uma viagem sobre rodas e estradas exóticas”.