Coimbra deu mais um passo para o bem-estar animal. Foi instalado um novo abrigo e posto de alimentação para gatos no jardim junto à escola José Falcão, na avenida D. Afonso Henriques. Os gatos da cidade agradecem.
O equipamento é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Coimbra, através da sua Comissão Local de Bem-Estar Animal. Ao todo, o posto, inaugurado no Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, vai servir 23 gatos, de três colónias existentes na zona, disse à New in Coimbra João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra.
Este é o primeiro abrigo e posto de alimentação municipal para gatos, segundo a autarquia. Na opinião do vereador com o pelouro do Canil Municipal, Francisco Queirós, “é fundamental este tipo de ações para controlar as colónias”. A ideia é que o exemplo seja replicado noutros locais.
O abrigo é monitorizado por “protetores” devidamente identificados, assim como por técnicos municipais. Todos os animais, que são assilvestrados, têm microchip, estão esterilizados, desparasitados, vacinados e têm corte de orelha esquerda (sinal internacional de identificação de animal esterilizado).
Para que “os números de adoções possam aumentar”, a Câmara Municipal de Coimbra incentiva a uma visita ao Canil Municipal, aberto para visitas todos os dias úteis, das 11 às 13 horas e das 14 às 16 horas.