na cidade

Freguesias da Mealhada promovem uma Caminhada pela Paz

Iniciativa integra-se na Semana da Mobilidade promovida pelo município e realiza-se no dia 17 de setembro.
Obrigatório usar roupa branca.

Uma Caminhada pela Paz tem lugar no dia 17 de setembro, domingo, em todas as freguesias da Mealhada. Esta iniciativa, que se integra no programa da Semana da Mobilidade promovida pelo município local, pretende desafiar a população a usar nesse dia uma T-shirt branca, sensibilizando desta forma para a promoção da paz.

“Durante um dia, propomos percorrer todas as freguesias, unindo umas às outras, levando cada grupo uma peça de puzzle do mapa do concelho à freguesia seguinte. É uma iniciativa simbólica que procura significar a união no concelho e, no geral, a união entre povos”, explica Ricardo Santos, vereador da Câmara Municipal da Mealhada. A participação deve ser confirmada através de um formulário online.

A Semana da Mobilidade decorre entre os dias 16 e 22 de setembro e apresenta como tema central “Eficiência energética”. Ao longo de sete dias, são diversas as atividades propostas à população em todo o concelho e que vão desde workshops, provas de orientação, ações de sensibilização e o Dia Europeu sem Carros, que inclui iniciativas como masterclasses, provas de orientação e até rastreios de saúde.

Neste evento, o município prevê a realização de caminhadas em todas as freguesias, das 18h30 às 20 horas, numa organização conjunta da autarquia da Mealhada e do Destacamento Territorial da GNR, que compreendem uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter ao caminhar na via pública e uma sessão prática.

Intituladas “Caminhada Combina e Move-te!”, as caminhadas têm um percurso de quatro/cinco quilómetros e os participantes são convidados a participar em todas, carimbando o seu passaporte de forma a ganharem um bilhete duplo de cinema no Cineteatro Messias. Pampilhosa (16 de setembro), Barcouço (18 de setembro), Mealhada (19 de setembro), Casal Comba (20 de setembro), Luso (21 de setembro) e Vacariça (22 de setembro) são as freguesias onde irão decorrer estas caminhadas. 

No dia 21 de setembro, o Espaço Inovação Mealhada recebe o workshop “Mealhada Acessível”. Durante a manhã, diversos convidados com limitações motoras, audiovisuais, auditivas ou intelectuais partilharão experiências de vida, enquanto a tarde será dedicada às boas práticas de acessibilidade e inclusão.

O Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro) será assinalado com o encerramento de diversas ruas do centro da cidade, entre as 9 e as 21 horas, período em que se desenrolaram múltiplas iniciativas, como a boleia humana, na Mealhada e na Pampilhosa, com os miúdos a serem levados aos centros escolares a pé, uma masterclass infantil, um circuito para mobilidade condicionada, rastreios de saúde e demonstração de meios da GNR.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA