O Festival Spring Fest está de volta à Arrifana, concelho de Condeixa-a-Nova, no fim de semana de 2 a 4 de junho. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova através do projeto de juventude YOUth.cdx, propõe um programa que inclui concertos, oficinas e campismo. A organização conta com a colaboração de uma rede de jovens voluntários, que partilham princípios de identidade, inclusão, ambiente, cultura e sustentabilidade.
Segundo a autarquia, o Spring Fest “apresenta teatro e música, com um total de uma dezena de concertos divididos por dois palcos, de géneros tão diversificados como rap, reggae, rock, folk ou jazz”. Ao longo dos três dias do evento, que decorre na associação da Arrifana, estão previstas oficinas de danças do mundo, capoeira, ioga, além de uma prova de obstáculos, passeios, e ainda uma corrida de carrinhos de rolamentos, entre outras atrações no local.
Entre outras atividades e sessões, o programa conta no primeiro dia, sexta-feira, com um Encontro Intergeracional e animação por Concertinas do Mondego, Fernando Santos e Grupo de Cantares de Vila Seca, além do Teatro de Improviso, Grupo & Cordas de Viseu, Colectivo Spring Fest AMA & Colmeia, UXU Kalhaus, DJ João C e Cantigas & Poesia.
No dia 3, sábado, estão previstos uma prova de obstáculos militares, diversas oficinas e um concerto de jazz pelo Conservatório de Coimbra, bem como as atuações de Dream On, Mc Ruze, Orquestra da AE Condeixa, On Drop Experience e DJ Kotas. Para o dia 4, domingo, estão marcados o passeio interpretativo “Biótopo”, a 1.ª Descida de Carros de Rolamentos e o ‘podcast’ Histórias & Retalhos, com a Associação Sempre a Aprender e João Paulo Devesa.
A entrada no festival é gratuita, assim como no campismo, onde estão assegurados banhos quentes e um conjunto de serviços de apoio, nomeadamente um serviço de bar e cantina.