na cidade

Festival Letra Corrida vai passar pelas escolas do concelho para pôr os miúdos a ler

A iniciativa de literatura infantojuvenil acontece entre 25 e 30 de novembro e conta com vários escritores convidados.
Decorre até ao final deste mês.

Portugal tem o índice de leitura mais baixo da União Europeia, no geral, mas quando se fala dos mais jovens os números não são animadores. Para tentar mudar esta realidad, e incentivar os mais pequenos a ganhar hábitos de leitura, Coimbra criou o Festival Letra Corrida, apontado como o “maior festival de literatura infantojuvenil do País”.

A iniciativa arranca próxima segunda-feira, 25 de novembro e estende-se até dia 30, sábado.  A programação começa no Jardim Escola João de Deus, onde será apresentado o hino do projeto, com letra de Amadeu Diniz da Fonseca, onde é feita uma homenagem ao poeta e pedagogo João de Deus. Ao longo da semana, o festival vai passar por todas as escolas do concelho, e também pela Casa Acreditar e pelo Hospital Pediátrico de Coimbra.

“É um evento inovador e diferenciador, que surge porque Portugal, infelizmente, ainda tem baixos índices de leitura. Somos o país onde menos se lê na Europa e este festival pretende estimular e incentivar hábitos de leitura e o gosto pelos livros, junto das nossas crianças e jovens”, salienta Diogo Coelho, responsável pela organização.

O evento conta com a presença de vários escritores, poetas, ilustradores e contadores de histórias, que vão estar presentes nas escolas conimbricenses na última semana do mês. Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Luísa Ducla Soares, Nuno Caravela, David Machado, André Madaleno, Amadeu Diniz da Fonseca, Sofia Souto Moniz, são alguns dos convidados.

O festival inclui, assim, encontros com 22 escritores ou contadores de histórias, sessões de autógrafos, apresentação de livros, oficinas de ilustração e sessões de contos. Pode seguir a página de Facebook do evento para estar a par de todas as atividades. 

Além das escolas, a magia dos livros também chega à Casa Acreditar Coimbra e ao Hospital Pediátrico de Coimbra, cujo objetivo é “oferecer às crianças hospitalizadas e aos seus pais momentos de distração e desconcentração”, chamando a atenção para a importância do livro e da leitura.

Todos os livros apresentados por escritores estarão disponíveis para venda no final de cada sessão. As atividades em escolas vão realizar-se em horário escolar e a compra é sempre facultativa. Devido à vertente solidária do projeto, dez por cento da receita das vendas revertem para a Casa Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro). 

O Letra Corrida é promovido pela empresa GoldenSkill, em parceria com as Livrarias Destinos Didáticos, Acreditar — Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Hospital Pediátrico de Coimbra, Juntas de Freguesias de Santo António dos Olivais, Brasfemes e São João do Campo, União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e Seminário Maior de Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA