Os fins de semana são a altura ideal para recarregar baterias, conhecer novos locais ou apenas passar momentos mais tranquilos em família. Para o ajudar a sair do sofá, há várias atividades um pouco por todo o distrito. Fique atento à agenda deste fim de semana, dias 8 e 9 de março.
Um dos destaques é a programação da cidade de Coimbra para o Dia Internacional da Mulher, que será celebrado este sábado, 8 de março. “O programa é diversificado e tem como objetivo celebrar a Mulher na história da cidade, na cultura e no empreendedorismo”, revela o município.
Nesse dia, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe ainda uma apresentação “Mulheres em Coimbra”. O roteiro “homenageia figuras femininas que marcaram a academia e a cidade, como Domitila Carvalho, Regina Quintanilha, Dona Isabel de Aragão, Maria Marrafa e a Tricana”. A entrada é livre e está disponível no site Roteiros de Coimbra.
Ainda este fim de semana poderá passar por um dos festivais de eleição para os fãs de cerveja, o Strong Beers — Festival de Inverno. A terceira edição regressa entre 7 e 9 de março no Mercado Municipal D. Pedro V. Esta sexta-feira, o evento decorre das 17 horas às 2 horas, no sábado, das 13 horas às 2 horas e no domingo, das 13 horas às 23 horas.
No recinto poderá encontrar mais de 60 referências de cervejas artesanais de vários estilos, distribuídas por 15 stands e um programa de atividades para toda a família. Açor, Barona, Beer Freaks, Bila, Burguesa, Candal, Epicura, Dois Corvos, Lupum, Going Gremlin, Rima, Sovina, Boazona, Vadia, Lovecraft e Cervejeiros de Coimbra são as marcas confirmadas.
Conheça as diferentes atividades para aproveitar os próximos dias no distrito.
Sábado
9 horas às 11 horas — “Concurso Gastronómico do Arroz-Doce” no Mercado Municipal Engenheiro Silva, na Figueira da Foz.
9 horas às 18 horas — “Feira de Artesanato Urbano” na Praça do Comércio em Coimbra.
10 horas — “Mulheres de Negócios”, uma conversa informal entre empreendedoras de Coimbra. A conversa acontece no Restaurante Bresca, com Irina Moreira (PURR.ai), Sara Matos (The Wine House), Leila Sadhegi (FaceStudio) e Ana Cortez Vaz (vereadora CM Coimbra). A entrada é livre. No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
13 às 2 horas — “Strong Beers — Festival de Inverno” no Mercado Municipal D. Pedro V.
14h30 — “Manifestação do Movimento Democrático de Mulheres”, concentração junto à rotunda Princesa Cindazunda seguida de desfile até à Praça 8 de Maio. No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
15 horas — “Mulheres em Coimbra”, um roteiro que celebra as figuras femininas que desafiaram normas e marcaram a academia e a cidade. A entrada é livre e está disponível no site Roteiros de Coimbra e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
15 horas — “Oficina à hora do chá!”, apresentação da obra de Raquel Roque Gameiro que fala sobre o sobre o papel das mulheres na sociedade. A atividade é dedicada aos miúdos entre os seis e nove anos, no Edifício Chiado. A entrada é livre, mas é necessária inscrição através do email (museu.municipal@nullcm-coimbra.pt) e número (239 840 754). No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
21 horas — A Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês promove o “Concerto Dia da Mulher”, num espaço decorado com trabalhos em crochet e arte. A iniciativa conta com música, poesia, uma exposição e venda de tecelagem de Almalaguês. No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
21h30 — O espetáculo “Contar Cantigas” de Paulo de Carvalho vai estar no Teatro Municipal da Lousã.
21h30 — Concerto de David Fonseca no Convento São Francisco.
Domingo
10 horas às 11h30 — “Concerto para bebés” no Convento São Francisco.
10 horas às 17 horas — “Mercadinhos da Margem Esquerda” na Rotunda das Lages Parque Verde do Mondego.
13 horas às 23 horas — “Strong Beers — Festival de Inverno” no Mercado Municipal D. Pedro V.
14h30 — Estreia do filme “Peaches Goes Bananas” de Marie Losier na Casa do Cinema de Coimbra.
18h30 — Espetáculo “Respirar Paredes” no Teatro Gil Vicente em Coimbra.
A NiC fez uma seleção de carteiras, de diferentes estilos, marcas e preços, que pode conjugar com o vestido. As propostas de saldos têm custos a partir dos 4,99€.