O cinema francês é uma referência para realizadores e cinéfilos em todo o mundo. Com obras de rara inventividade e sensibilidade, a sua influência moldou diversas correntes e períodos.
De Jean Renoir e da delicadeza poética dos anos 1930, à Nouvelle Vague de Truffaut e Godard na década de 1960, passando pelo rigor mordaz de Chabrol e o humor de Jacques Tati, até ao olhar contemporâneo de Agnès Varda, Céline Sciamma e Cédric Klapisch, a cinematografia francesa abrange múltiplas vertentes, entre a tradição e o experimentalismo.
A festa que celebra o cinema francês regressa a Coimbra entre 9 e 11 de outubro, no âmbito da 26.ª edição, que arrancou no início do mês e irá percorrer várias cidades pelo País.
Com direção artística a cargo de Anne Delseth, a programação apresenta “uma oferta diversificada que revela a vitalidade e a pluralidade do cinema francês”, sublinha a responsável pela organização, a Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de França em Portugal, do Institut Français du Portugal, da Unifrance e da rede das Alliances Françaises.
As apresentações reúnem clássicos de referência e criações recentes, distribuídos por várias secções: a “Première”, dedicada a filmes inéditos e ante-estreias; “Rir à Grande e à Francesa”, com comédias e humor francês; “La Belle Époque” que abrange obras históricas e retrospectivas marcantes; e a “Petits Cinéphiles”, com sessões dirigidas ao público mais jovem.
Os filmes serão exibidos no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). Os bilhetes para cada sessão custam 4€ e estão disponíveis para compra online e nas bilheteiras do TAGV.
Confira abaixo o programa completo da Festa do Cinema Francês em Coimbra.

LET'S ROCK






