O momento mais esperado do ano para os fanáticos do rally está quase a chegar. A prova mítica Rally Legends arranca já no próximo dia 4 de novembro, e decorre até dia 6, na Serra do Bussaco (Luso). A grande novidade desta edição é que será alargada aos municípios de Mortágua e Penacova, não se centrando apenas no Luso e Mealhada. Marcam presença automóveis e pilotos dos lendários anos 80, sendo que esta edição esgotou as 80 inscrições, inclusive com 30 equipas internacionais, e tem uma longa lista de espera.
O Bussaco é o grande ícone em torno do qual o Rally Legends acontece e, este ano, serão reeditadas algumas das classificativas mais icónicas do rally de Portugal, como o Troço dos Cinco Caminhos, na zona de Penacova. No Rally Legends, os veículos até 1983 serão designados como “Legends Históricos”, mas também haverá espaço para outros veículos que ocuparão as categorias de Legends Míticos, Sport e Open/Show, sempre sob o olhar atento dos espetadores.
A competição terá início esta sexta-feira, 4 de novembro, com uma partida simbólica junto à Câmara Municipal da Mealhada e uma Super Especial, nessa noite, no Vale de Açores, em Mortágua. Este rally será composto por várias secções fechadas bem conhecidas no mundo dos rallys e uma secção mais “citadina” que terá o seu expoente mais alto no dia 5, sábado. Neste mesmo dia realiza-se o primeiro, segundo e terceiro troços por terras de Penacova e Mealhada e, já no domingo, 6, tem lugar o quarto troço, que culmina com a entrega de prémios no centro do Luso.
A prova será marcada pela “espetacularidade de automóveis, pilotos e percursos, mas também pelo ambiente familiar e de convívio entre os participantes”, garante Diogo Ribeiro, fundador do Clube Luso Clássicos e organizador da prova. “Podíamos alargar o número de participantes, mas não queremos perder o cariz especial que a prova tem. Temos 80 participantes e o que fica é também o convívio, a proximidade e troca de experiências entre aqueles que participam. E por isso é que, no ano seguinte, querem voltar”, acrescenta.
Para os presidentes das autarquias da Mealhada, de Mortágua e de Penacova este evento configura uma vontade comum de promover a região como um destino turístico, tendo como âncora o Bussaco. Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, destaca que o evento “pode reforçar a marca Bussaco, o turismo histórico, militar e o património, reforçar a gastronomia de toda a região e que é um complemento de outros produtos aqui existentes, como o bem-estar e termalismo, o turismo ativo e de desporto e o turismo religioso”.
O programa para estes três dias é extenso. Comece já a organizar-se para garantir o seu lugar neste evento que atrai milhares de espetadores.