na cidade

Este guia leva-o a conhecer as melhores praias e piscinas da região de Coimbra

Há mais de 100 tesouros naturais para aproveitar nos 19 concelhos do distrito, entre praias costeiras e de interior, áreas balneares e piscinas descobertas.
Há muitos tesouros para conhecer.

O centro do País é um verdadeiro paraíso natural, com várias praias, áreas balneares e piscinas descobertas para ir a banhos no verão — e agora há um novo guia que o vai ajudar a descobrir todos estes tesouros.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra lançou esta quinta-feira, 1 de agosto, o guia de Praias e Áreas Balneários da Região de Coimbra para partir à descoberta das “107 joias que unem o melhor de dois mundos no território, especialmente para os dias de verão: natureza e água”.

“Com este guia pretendemos promover um melhor conhecimento do nosso território, das nossas joias da natureza, sobretudo alinhadas com a tendência que privilegia o turismo sustentável e de natureza: um turismo que preserva e respeita o ambiente”, destacou Emílio Torrão, presidente da CIM da região, citado pelo “Expresso”.

Ao longo de uma centena de páginas, vai poder descobrir 70 praias e áreas balneares fluviais e costeiras, bem como 37 piscinas descobertas. Dessas, há 31 praias “acessíveis para todos”, 28 galardoadas com Bandeira Azul e 25 que foram distinguidas Qualidade de Ouro devido à qualidade da água. “Se até aqui o destino de verão mais natural eram as praias do litoral, hoje promovemos as praias naturais do nosso interior”, sublinhou.

No guia, disponível nos 19 concelhos que integram a CIM, é possível encontrar informações detalhadas sobre cada local, incluindo a localização, condições de acesso, serviços disponíveis, vigilância e os principais restaurantes e bares. Além disso, disponibiliza sugestões de visitas ao património cultural e histórico.

Uma das praias que pode conhecer se estiver de visita à região de Coimbra é a Praia Fluvial de Olhos de Fervença, localizada em Cantanhede. As nascentes dos Olhos de Fervença têm atraído um número crescente de turistas, não apenas devido às suas características únicas e excecionais, mas também por estarem inseridas numa zona natural de destaque. 

Este “pequeno paraíso” foi criado pela autarquia por volta do ano 2000, através da escavação e ampliação do leito de uma ribeira existente, assim como da construção de um pequeno dique. “Para potenciar o apelo turístico da área, foi criada a praia fluvial no âmbito de uma intervenção abrangente que incluiu a correta valorização do espaço envolvente como zona de lazer”, sublinha a Câmara Municipal de Cantanhede. 

Assim, para aproveitar a área envolvente arborizada da ribeira, com aproximadamente quatro hectares, foi criada uma zona de lazer completamente integrada na paisagem natural. 

A intervenção passou pela instalação de um pequeno areal e um prado relvado para banhos de sol e descanso, circuitos pedonais, um bar com esplanada, balneários, um parque de merendas e campos de jogos. Na margem esquerda da ribeira, há também um amplo espaço que alberga um palco, onde frequentemente ocorrem eventos musicais e folclóricos.

A piscina natural, com areia no fundo, é uma das principais atrações. Conta com uma profundidade máxima de 1,20 metros, e a água é cristalina, embora ligeiramente fria devido às nascentes.

O parque de merendas, que oferece sombra, é ideal para um piquenique, mas também existe um pequeno espaço de restauração no local. Os mais novos também têm um parque infantil à disposição.

A configuração da praia fluvial assemelha-se a um anfiteatro, o que não é comum em espaços deste tipo. Os corredores de relva dispõem-se em socalcos, preenchendo a encosta onde se localiza o bar, no topo. Todos os espaços oferecem vista para o espelho de água e estão protegidos pela sombra das árvores que envolvem a área

Carregue na galeria para ver mais imagens desta incrível praia fluvial no centro do País.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA