É oficial: a Praça 8 de Maio vai voltar a iluminar-se com um espetáculo imersivo de videomapping, desta vez a 360 graus. Este ano, “A Noite de Luz” acontece entre 20 e 23 de dezembro e utiliza a fachada dos edifícios da praça, em Coimbra, com telas gigantes, de modo a contar uma história de Natal. A melhor parte, a entrada é livre.
O espaço emblemático será, durante quatro dias, o cenário deste espetáculo desenhado pela prestigiada companhia Vórtice Dance. A iniciativa está integrada na programação de Natal da Câmara Municipal de Coimbra e promete “contribuir para a dinamização da Baixa e para a revitalização do comércio tradicional”. A autarquia revela também que o investimento, nesta atividade, é de 26 mil euros.
O videomapping terá a duração de 12 minutos e será repetido diversas vezes em cada dia. Estão previstas 36 sessões em diferentes horários: 18h30, 19 horas, 19h30, 20 horas, 20h30, 21 horas, 21h30, 22 horas e termina às 22h30. O espetáculo será realizado através de projeções visuais, acompanhadas por música, criando uma narrativa visual que tem como objetivo envolver e encantar o público.
Este ano, centram-se em temas como o nascimento de Jesus, até à chegada dos Reis Magos, incluindo ainda “símbolos contemporâneos como as luzes, a neve e a alegria do reencontro familiar”.
Tudo isto, “cria um ambiente envolvente, onde a arte digital e a música se entrelaçam, transportando o público para um universo onde o passado, o presente e o futuro do Natal cruzam-se e prometem noites inesquecíveis de magia, arte e espírito natalício”, salienta a organização. A produção estará a cargo da Vórtice Dance Company, com direção artística de Cláudia Martins e de Rafael Carriço.
Conheça outras atividades que pode fazer este Natal em Coimbra.
Magic Land (até 2 de janeiro)
Magic Land regressa ao Parque Verde para mais uma edição do “maior evento de Natal da zona centro”. Este ano, a festa passa a realizar-se no Parque do Choupalinho, numa área com três mil metros quadrados “É uma oportunidade para a margem esquerda do Mondego ter acesso a um grande evento”, acrescenta Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara de Coimbra.
Por isso, a segunda edição terá mais praças de restauração, uma casa do Pai Natal melhorada, um espaço dedicado às princesas Disney, paradas de Natal e espetáculos de fogo. Conta ainda com uma árvore de Natal com 23 metros de altura, 21 carrosséis, uma pista de gelo, snow slide e um comboio de Natal.
Em janeiro, o Magic Land funciona apenas dois dias. No dia 1, das 15 às 23 horas e, no dia 2 de janeiro, das 11 às 22 horas. A entrada é gratuita, mas é necessário o pagamento das atrações que rondam os 2€ e 3€.
Coimbra Natal’24 (até 6 de janeiro)
Em Coimbra, o Natal celebra-se com mais de cem atividades espalhadas peça cidade, ao longo de 59 dias. Uma das propostas é o Mercado de Natal que marca presença entre 29 de novembro e 22 de dezembro, na Praça do Comércio. O evento conta com 40 expositores de artesanato e gastronomia local, entre o meio-dia e as 22 horas, nos sábados das 10 às 22 horas e aos domingos, das 10 às 20 horas.
Outro ponto de paragem obrigatória é o tradicional e emblemático Presépio de Cabral Antunes, inaugurado a 14 de dezembro, entre as 16h30, mantendo-se até ao Dia de Reis. O trabalho de restauro representa um investimento municipal de 13 mil euros.
Carregue na galeria e veja as luzes que iluminam as ruas de Coimbra este Natal.