O stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (Pavilhão 2 da FIL — Feira Internacional de Lisboa) recebe uma sessão exclusivamente dedicada à apresentação da tradicional chanfana, onde o visitante poderá conhecer e degustar este prato típico dos concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.
Na sessão promovida pela Dueceira, com início às 10 horas, será feita a apresentação do território e uma primeira abordagem ao futuro Roteiro Sentido das Terras da Chanfana, que se encontra em fase de conceção.
Com suporte na Carta de Experiências Únicas e Sensoriais das Terras da Chanfana, o Roteiro pretende que este se assuma como um rumo atrativo e apetecível para todos os potenciais visitantes e turistas, propondo a compreensão e perceção do território numa viagem envolvente e de conforto em que os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar, constituirão os principais estímulos. Muito mais que um Roteiro Gastronómico, definirá um percurso de descoberta das gentes, dos locais, das tradições, propondo iniciativas diferentes, gratificantes e sentidas numa dimensão holística.
Para a sua apresentação e, além das diversas presenças institucionais, foi convidada a Madrinha e Embaixadora da Chanfana, Ana Luísa Barbosa (entertainer, apresentadora, modelo, radialista) que, além de pivot da sessão, apresentará também o vídeo promocional do Roteiro, através do qual deixará o convite para uma visita às Terras da Chanfana, uma das 7 Maravilhas de Portugal.
No decurso do evento, haverá ainda espaço ainda para degustação de produtos do território criando-se, através do paladar, vontade para a descoberta da gastronomia local. Os municípios apresentarão projetos em desenvolvimento, animação musical e artesanato vivo, completando deste modo o quadro que se pretende colorido, feliz e atrativo.