Ao longo dos últimos anos, as obras relativas à construção do Metrobus têm constrangido a circulação de passageiros em Coimbra. Desta vez, a estação ferroviária da cidade vai estar encerrada a partir deste domingo,12 de janeiro, de modo a que se “possam prosseguir as obras de conversão do canal ferroviário para a solução Metrobus”, partilhou a Metro Mondego em comunicado, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal.
Devido à construção do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) “será desativada definitivamente a ligação ferroviária entre as estações de Coimbra B e Coimbra (também conhecida por Estação Nova)”. Está, assim, prevista a supressão de todas as ligações a partir de 12 de janeiro.
A Metro Mondego revela, também, que irá criar uma alternativa de deslocação. “A partir desse dia, e até à entrada em funcionamento do troço do SMM que ligará a Portagem a Coimbra B, a Metro Mondego assegurará um sistema de transbordo rodoviário entre as duas estações. Este sistema, que será gratuito para os passageiros da CP, terá uma paragem junto a cada estação, nos locais que estarão devidamente sinalizados”, revela a empresa.
Para assegurar o serviço, estão previstos 12 autocarros por hora, nos períodos de ponta, e menos afluência fora destes períodos. Estarão todos devidamente identificados e haverá uma equipa de apoio que consiga assegurar o encaminhamento dos passageiros, garantem os responsáveis.
O Metro Mondego promete assim “assegurar a ligação a todos os comboios que atualmente chegam ou partem da Estação de Coimbra e que passarão a ter como término a estação Coimbra B”. As obras deste troço deverão estar concluídas no final de 2025, permitindo que o Metrobus comece a fazer ligação entre Portagem e Coimbra B.
Descoberta medieval em Coimbra
A descoberta de uma ponte medieval durante as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego atrasaram os trabalhos junto à estação de Coimbra B. A empreitada teve de ser parada devido a esta descoberta, uma vez que será necessário reajustar o projeto.
Foi encontrada uma ponte em arco de pedra calcárias, que se estima ser do período medieval. Esta descoberta vai obrigar a algumas mudanças no plano previamente criado, com uma adaptação do túnel de Coimbra B. O projeto “está atualmente em fase de alteração de modo a compatibilizar esta estrutura com a preservação da ponte existente”, refere o Metro Mondego.
Ao longo dos últimos anos, as obras tem sido alvo de diversos atrasados na cidade de Coimbra, no entanto, apesar deste achado arqueológico, prevê-se estejam concluídas dentro do período estipulado, ou seja, no final de 2025.