Apesar de o verão já ter começado em junho, a verdade é que agosto é sinónimo de férias para a maioria das famílias portuguesas. Ainda que o Algarve seja conhecido pelas suas praias, a região centro do País tem atraído cada vez mais visitantes — nacionais e estrangeiros. Por isso, se este ano procura umas férias relaxantes sem sair do distrito de Coimbra, temos a sugestão ideal.
Por toda a região pode encontrar paraísos entre a natureza e aldeias que não são muito exploradas. Um desses exemplos é a piscina natural de Ançã, no centro da vila de Ançã, em Cantanhede. Fica apenas a 26 minutos do centro de Coimbra e a menos de uma hora da Figueira da Foz.
A praia — ou piscina, como preferir — pode ser encontrada junto a uma pequena ponte romana que está rodeada de vegetação. Cantanhede pertence às rotas e percursos pitorescos que tão bem caracterizam as Aldeias de Xisto. Este Património Nacional está espalhado por 16 concelhos, entre Castelo Branco e Coimbra.
Na piscina a água é clara e límpida, uma vez que entra diretamente do caudal da Fonte de Ançã, que tem capacidade de fornecer mais de 20 mil litros por minuto, por isso não há qualquer problema em renovar a água. A fonte é datada a 1674 e acredita-se que terá sido utilizada pelos romanos, devido à presença de alguns mosaicos na proximidade. Caso queira acompanhar o percurso de água, vai encontrar uma pequena cascata.
Apesar de ser um espaço pequeno, é um local calmo e tranquilo. A piscina possui diferentes alturas, por isso é perfeita para passar uma tarde com amigos ou em família. A zona dos banhos funciona apenas nos meses de verão, até ao final da época balnear, que este ano termina a 31 de outubro. É vigiada por dois nadadores-salvadores, entre as 11 horas e as 19 horas. O espaço para deixar a toalha é bastante reduzido, no entanto, há uma pequena ponte que o leva até ao relvado onde pode relaxar longe dos salpicos da água e bronzear-se enquanto lê um livro. A entrada é livre.
Um dos detalhes a ter em consideração é a falta de estacionamento. Para lá chegar, terá que encontrar lugar para estacionar e prepare-se para ter de percorrer o restante caminho a pé. Caso não queira andar carregado com geleiras, poderá encontrar um bar de apoio com bebidas, snacks e gelados,. Também existe uma casa de banho pública.
Caso queira conhecer outras praias da região, a lista é extensa. A Praia da Tocha, Praia do Palheirão ou a Praia fluvial de Olhos de Fervença ficam muito perto deste pequeno spot no centro da vila. Se quiser mudar de localização durante a tarde, demora entre 20 a 40 minutos para chegar a qualquer um destes destinos.
Carregue na galeria para conhecer melhor a piscina natural de Ançã.