Que Portugal está na moda, já sabemos. Lisboa e Porto são as cidades mais visitadas, no entanto, os turistas e até os meios de comunicação internacionais começam a colocar outros locais no mapa de destinos a visitar. Em 2025, o destaque é Coimbra. Pelo menos, é isso que diz o “The New York Times”.
O jornal norte-americano publicou um artigo com uma lista de 52 sítios, espalhados pelo mundo, que vale a pena visitar este ano. Inclui países como Espanha, França, Austrália, Estados Unidos, entre outros, num ranking liderado pela Inglaterra, terra de Jane Austen, a propósito dos 250 anos do nascimento da escritora, responsável pelo livro “Orgulho e Preconceito”.
Coimbra foi a única cidade portuguesa destacada na seleção anual do jornal e encontra-se em 11.º lugar, à frente de Londres ou Amesterdão, por exemplo, destinos europeus emblemáticos. É considerada “uma comovente cidade medieval às margens do rio Mondego, situada no centro de Portugal e que tem sido poupada às multidões”, refere a publicação.
A cidade, com recantos históricos, é apontada como uma “fuga ao aglomerado turístico” de Lisboa e Porto, com uma especial atenção dada aos estudantes e às tradições da vida académica, considerados uma “atração” ao passearem com as suas “capas negras enquanto cantam o fado ao som de uma guitarra de 12 cordas”, lê-se no artigo.
“Os estudantes da Universidade, fundada em 1290, ainda frequentam o Café Santa Cruz para beber o seu café expresso e um crúzio (um doce de ovo e amêndoa), enquanto vestem capas pretas e cantam fado ao som de violões de 12 cordas. Mas este bastião da tradição também está a ganhar uma nova forma”, podemos ler no artigo, escrito pelo jornalista Alexander Lobrano.
Além do Café de Santa Cruz, destaca-se o Coola Boola CoLAB, como uma nova forma de revisitar o ambiente dos anos 40 através da compra de vestidos, fazer uma tatuagem e até mesmo saborear uma refeição vegetariana.
O Hotel Alto Canto é também elogiado, considerado como um “espaço romântico de dois quartos em uma casa reformada com salão de baile com caixotões de madeira e vista deslumbrante do terraço”. Para aproveitar as experiências que a cidade tem para oferecer, pode passar pela Malcata Eco Experience ou ainda o recém-inaugurado Museu Aristides de Sousa Mendes.
No top 10 dos melhores destinos a visitar em 2025, depois da Inglaterra, o pódio completa-se com a ilha de Galápagos no Equador, em segundo lugar, e a cidade de Nova Iorque, nos EUA, em terceiro. O estado de Assam na Índia ocupa a quarta posição e o golfo da Tailândia fica em quinto lugar.
A lista segue com a Gronelândia, em sexto, Aix-en-Provence no sul de França na sétima posição, Sun Valley no estado norte-americano do Idaho, em oitavo lugar, Lumbini no Nepal em novo e, por último, Sydney na Austrália em décimo lugar
Depois de Coimbra, na 11.ª posição, pode encontrar ainda Angola, com as cascatas sagradas e praias tropicais. Desde 2022 que Portugal não fazia parte das recomendações de destinos de férias do jornal, tendo, nesse ano, sido destacado a região do Alentejo.