na cidade

Em Coimbra, há uma feira que vende cebolas expostas no chão de praça histórica

Iniciativa é organizada pelo Grupo Folclórico “Os Camponeses”, de Vila Nova, que tem a responsabilidade das tasquinhas.
"Tranças" de cebolas são uma tradição.

A Praça do Comércio (Praça Velha) vai receber entre 12 e 19 de agosto mais uma edição da Feira das Cebolas. Organizada pelo Grupo Folclórico “Os Camponeses” de Vila Nova, em parceria com a autarquia conimbricense, a Feira das Cebolas tem, na sua génese, a antiga Feira de São Bartolomeu, que remonta a 1377, ao reinado de D. Fernando.

Ao longo de oito dias, os visitantes podem contar com a presença dos ceboleiros desta localidade do concelho de Coimbra com as famosas tranças; as tradicionais tasquinhas, onde se podem encontrar iguarias tradicionais da região, e um programa cultural diversificado com momentos musicais e jogos tradicionais.

A sua localização foi variando ao longo dos séculos até se estabilizar, em 1986, na Praça do Comércio. E é a partir desta data que o Grupo Folclórico “Os Camponeses”, de Vila Nova de Cernache, assume a organização, em parceria com o município, deste evento que traz todas as noites muito público à Baixa da cidade. O objetivo é participar na recriação desta memória ancestral de vender as cebolas no chão da praça.

A abertura oficial da feira está marcada para as 22 horas de sábado, dia 12 de agosto. Nessa noite, estão previstos três momentos musicais interpretados às 22h30 pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos (Santarém), às 23 horas pelo Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa (Castelo Branco) e, às 23h30, pelo Grupo Folclórico de São Torcato (Guimarães).

Durante a feira, à noite, vão passar pela Praça Velha diversos grupos folclóricos de norte a sul do País e um conjunto de Espanha. Já no domingo, dia 13 de agosto, às 22 horas atua na Praça Velha o Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras (Ribatejo) e, às 22h45, o Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado.

Na segunda-feira, dia 14 de agosto, às 22 horas, é a vez de atuar o Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege (Vila Nova Famalicão) e, às 22h30, o Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara. O programa prossegue na terça-feira, dia 15 de agosto, com a atuação às 22 horas do Grupo Folclórico A Rusga de Arcozelo (Vila Nova de Gaia) e, às 22h30, do Grupo de Concertinas Os Amigos da Paródia de Coimbra.

As atuações previstas para quarta-feira, dia 16 de agosto, são do Grupo Folclórico As Tricanas de Ovar, às 22 horas, e da Tuna Mista do Areeiro de Coimbra, às 22h30. No dia 17 de agosto, quinta-feira, o momento musical começa às 22 horas com Grupo Folclórico de Orgens Viseu, ao qual se segue, às 22h30, a Estudantina Universitária de Coimbra.

Já na sexta-feira, dia 18 de agosto, às 22 horas, sobe ao palco o Grupo Folclórico S. Cosme (Gondomar) e, às 22h30, atuam As Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra.

A Feira das Cebolas termina no sábado, dia 19 de agosto. A noite começa às 22 horas, com a atuação do Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, continua com o Grupo de Folclore El Cantilio (Estremadura) e termina com os anfitriões da festa, o Grupo Folclórico Os Camponeses (Vila Nova, Cernache). A entrada no recinto é gratuita.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA