na cidade

Durante o mês de novembro há oficinas grátis para os miúdos em Coimbra

Há também uma atividade de desenho para jovens. Fique a par do programa.
É necessário marcação prévia.

O Museu Municipal de Coimbra preparou o mês de novembro para os miúdos e há um conjunto de oficinas temáticas, totalmente gratuitas — com marcação prévia — que eles vão adorar. Orientada para o público escolar do 1º e 2º ciclos, com a oficina “Médicos da Arte” pretende-se chamar a atenção dos vários núcleos que constituem o museu e dos cuidados a ter na preservação das coleções.

Os pequenos “médicos” vão ter de vestir bata, colocar a máscara e observar os “pacientes” instalados no museu. Esta oficina realiza-se no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 14h30. Para saber mais informações pode ligar para o número 239 840 754.

“Se eu visse um Castelo, e nesse pudesse morar, pensaria em como é belo, em nada o iria alterar!” vai decorrer na Torre de Almedina e tem como objetivo abordar a importância dos castelos, enquanto testemunhos da memória coletiva dos povos, e como elementos de referência na arquitetura, história, cultura e representação simbólica de um país. O horário é de terça-feira a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 14 às 16 horas. Se tiver dúvidas contacte o 239 833 771.

Uma vez que a oficina “O Augusto quer ser arquiteto” foi tão bem recebida pelo pequeno público do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, a mesma estará disponível até ao final do ano. Trata-se de uma oficina de leitura e de exploração do recém-inaugurado Parque Manuel Braga, com enfoque no coreto da autoria do arquiteto Augusto de Carvalho Silva Pinto. O ponto de encontro é no Parque Manuel Braga (junto à ponte de Santa Clara). A visita realiza-se de terça-feira a sexta-feira, às 10h30 e às 14h30. Pode contactar o número 239 840 754, se quiser saber mais detalhes.

Dirigidas apenas ao público do pré-escolar e ao 1º ciclo, realizam-se duas oficinas durante este mês de novembro, que se vão estender até ao final do ano. “Real Preto” vai decorrer na Torre de Almedina e aborda o comércio na Idade Média e a moeda, no âmbito da exposição temporária “COIMBRA 1395”. O horário é de terça-feira a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 14 às 16 horas. Mais informações através do contacto 239 833 771.

“À mesa na coleção” é a segunda proposta. Através de um conjunto de obras do núcleo de pintura da Coleção Telo de Morais, serão recolhidos produtos para permitir fazer uma sopa em conjunto. Realiza-se no Edifício Chiado, de terça-feira a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 14 às 16 horas. É necessário marcação prévia, através do contacto 239 840 754 ou pelo email museu.municipal@nullcm-coimbra.pt.

Para 26 de novembro, das 16 às 17 horas, o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra organiza a oficina de desenho assistido “Artsketchers” e, desta vez, é para maiores de 18 anos. A proposta é simples: “reserve a sua cadeira, traga o seu material”. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas, sendo o material da responsabilidade do participante. Ligue para o número 239 828 052 para reservar o seu lugar.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA