O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, a 8 de março. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, depois de várias décadas de luta e manifestações, realizadas por mulheres que procuravam melhores condições de vida, trabalho e direitos (como ao voto).
Um dos momentos mais trágicos desta luta aconteceu a 25 de março de 1911, quando cerca de 125 trabalhadoras morreram queimadas num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. No total, a fábrica empregava 600 pessoas, sendo a maioria mulheres imigrantes, judias e italianas entre os 13 e 23 anos. As mortes ocorreram devido à precariedade das condições de trabalho.
Apesar das grandes mudanças no último século, a verdade é que a luta pelos direitos das mulheres continua até aos dias de hoje. Por isso, é importante relembrar e celebrar as mudanças que já foram conquistadas. Assim, o Dia da Mulher promete uma programação com vários momentos que vão acontecer pela cidade de Coimbra.
“O programa é diversificado e tem como objetivo celebrar a Mulher na história da cidade, na cultura e no empreendedorismo”, revela o município.
As iniciativas arrancam esta quinta-feira, 6 de março, de modo a assinalar simultaneamente o Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica e o Dia Internacional da Mulher. Um dos destaques da programação acontece na sexta-feira, 7 de março, pelas 21h30, no Convento São Francisco, com o concerto “Calíope“.
O evento traz a Coimbra, Marta Hugon, A Garota Não, Elisa Rodrigues e Joana Espadinha, bem como Coro das Mulheres da Fábrica. Os bilhetes, disponíveis por 15€ (geral) e 10€ (para miúdos até aos 16 anos), podem ser adquiridos na bilheteira do Convento São Francisco ou online. Para mais informações pode consultar a bilheteira do Convento, por email bilheteira@nullcoimbraconvento.pt ou por telefone 239 857 191.
Além disso, a 8 de março, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe ainda uma apresentação “Mulheres em Coimbra”. O roteiro ” homenageia figuras femininas que marcaram a academia e a cidade, como Domitila Carvalho, Regina Quintanilha, Dona Isabel de Aragão, Maria Marrafa e a Tricana”. A entrada é livre e está disponível no site Roteiros de Coimbra.
Para completar a programação, a Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra vai receber ainda a conferência “Mulheres e Liderança: avanços, desafios e caminhos para o futuro”. O evento conta com três oradoras, Fátima Ferreira, a presidente da Associação Sindical de Professores Licenciados, Regina Bento, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra e por último, Esperança Domingos Fernandes, missionária da Comunidade Obra de Maria.
Conheça a programação completa do município para assinalar o Dia Internacional das Mulheres.
7 de março (sexta-feira)
17 horas — A conferência “Mulheres e Liderança: avanços, desafios e caminhos para o futuro”, com Fátima Ferreira, a presidente da Associação Sindical de Professores Licenciados, Regina Bento, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra e por último, Esperança Domingos Fernandes, missionária da Comunidade Obra de Maria. A entrada é livre e acontece na Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra.
21h30 — Concerto “Calíope“, com Marta Hugon, A Garota Não, Elisa Rodrigues e Joana Espadinha, bem como Coro das Mulheres da Fábrica. O espetáculo promete celebrar a mulher, como “musa criadora, através de canções originais”.
8 de março (sábado)
10 horas — “Mulheres de Negócios”, uma conversa informal entre empreendedoras de Coimbra. A conversa acontece no Restaurante Bresca, com Irina Moreira (PURR.ai), Sara Matos (The Wine House), Leila Sadhegi (FaceStudio) e Ana Cortez Vaz (vereadora CM Coimbra). A entrada é livre.
14h30 — “Manifestação do Movimento Democrático de Mulheres”, concentração junto à rotunda Princesa Cindazunda seguida de desfile até à Praça 8 de Maio.
15 horas — “Mulheres em Coimbra”, um roteiro que celebra as figuras femininas que desafiaram normas e marcaram a academia e a cidade. A entrada é livre e está disponível no site Roteiros de Coimbra e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.
15 horas — “Oficina à hora do chá!”, apresentação da obra de Raquel Roque Gameiro que fala sobre o sobre o papel das mulheres na sociedade. A atividade é dedicada aos miúdos entre os seis e nove anos, no Edifício Chiado. A entrada é livre, mas é necessária inscrição através do email (museu.municipal@nullcm-coimbra.pt) e número (239 840 754).
21 horas — A Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês promove o “Concerto Dia da Mulher”, num espaço decorado com trabalhos em crochet e arte. A iniciativa conta com música, poesia, uma exposição e venda de tecelagem de Almalaguês.
12 de março (quarta-feira)
10 horas — “Disparidades de género no setor digital e empoderamento através de medidas de autoconfiança no domínio das competências digitais”, uma ação sensibilização dirigida às mulheres comerciantes da Baixa de Coimbra. Acontece no Mercado Municipal D. Pedro V e a entrada é livre.
Carregue na galeria para uma seleção da NiC de sapatos com salto flare (de vários estilos, preços e marcas) que pode comprar — a partir de 15,99.