na cidade

Da arte à saúde: todas as atividades grátis para fazer este fim de semana em Coimbra

Venha conhecer as exposições novas que a cidade tem para oferecer. Aproveite ainda os rastreios no Mercado Municipal D. Pedro V.
Coimbra tem novas exposições totalmente grátis.

Com o fim de mais uma semana de trabalho, ninguém quer passar os tempos livres sem ter nada para fazer. Nesse sentido, a New in Coimbra reuniu algumas sugestões de atividades para fazer durante o fim de semana, sem que tenha de gastar dinheiro. Desde música e exposições, a magia e iniciativas ligadas à saúde e bem-estar, eis seis coisas grátis que pode fazer em Coimbra nos próximos dias 23 e 24 de setembro.

Este sábado, 23 de setembro, é o último dia do Festival Apura, que vai contar com workshops, performances e muita música. Entre as 10 horas e as 15h30, Marco Santos leva o workshop “Corpo do Som” ao Salão Brazil. A partir das 17 horas, Marta Tarrinha e Assafrão invadem a sala de exposições do novo espaço da Casa das Artes Bissaya Barreto para apresentar a sua performance Resistência Artística. A partir das 17h45, a programação inclui concertos até às 23h15. O festival encerra com DJ sets a partir das 23h15, na República da Praça. Todos os eventos são gratuitos e a programação pode ser consultada nas redes sociais do festival.

Caso prefira estar num local mais calmo a observar vários tipos de arte, Coimbra tem neste momento várias exposições de entrada gratuita. Em primeiro lugar, em homenagem a Natália Correia, nome incontornável da poesia portuguesa, a Biblioteca Municipal de Coimbra alberga a exposição “Poetisa da Liberdade”, até dia 27 de setembro. A exibição conta com cartazes alusivos ao percurso da poetisa e pode ser visitada a partir das 11 horas. A exposição encerra pelas 13 horas, retomando pelas 14 e estando aberta até às 19 horas.

Ainda no âmbito das exposições, o Edifício Chiado, na Rua Ferreira Borges, foi inaugurada a 16 de setembro uma exposição sobre a Implantação da República. A Sala Temporária de Exposições acolheu esta iniciativa que vai estar patente até 5 de novembro, a partir das 10 até às 18 horas. A mostra conta com 52 peças, distribuídas em 11 painéis temáticos. Um pouco mais à frente, na Sala da Cidade da Câmara Municipal, será inaugurada no dia 22 de setembro, uma mostra fotográfica de José António Quintanilha, que também pode ser visitada gratuitamente, das 13 às 18 horas.

Os Encontros Mágicos são ainda uma boa opção se quiser aproveitar um momento divertido em família. Apesar de as Galas Internacionais, os eventos de destaque da iniciativa, serem pagos, existem muitas atividades da programação que podem ser aproveitadas sem gastar um cêntimo. Sábado (23 de setembro), pelas 10 horas, os mais novos vão ter a oportunidade de ter uma aula de magia no Convento São Francisco, precisando só de assegurar a inscrição. Durante o resto do dia, haverá a tradicional magia de rua, em vários pontos da cidade, com os mágicos convidados para o evento. No domingo, 24 de setembro, o dia será também dedicado a estas demonstrações públicas. A programação está disponível no site do evento.

O desporto e exercício físico também não ficam de parte este fim de semana. Se gosta de andar de bicicleta e a sua família também, junte-se à Massa Crítica de Coimbra no domingo, uma iniciativa gratuita para um passeio, seja com bicicleta, trotinete, patins ou skate. O percurso começa na escola básica de 2.º e 3.º ciclo Eugénio de Castro pelas 10h30 e segue até ao parque verde. No final, vai haver um momento de piquenique comunitário, em que todos os participantes estão convidados a juntar-se.

Já que a saúde está sempre em primeiro lugar, o Mercado Municipal D. Pedro V vai preparar um dia dedicado a ela. Este sábado, junte-se para um dia de rastreios e testes médicos, a partir das 9 até às 13 horas. Às 10 horas, aproveite a aula de zumba dinamizada pelo ginásio Fit&Fun. De seguida, e como a fome aperta, aproveite o showcooking com Catarina Camacho, a partir do meio-dia. Durante o dia todo, vai haver ainda atividades para os mais novos, com a tradicional piscina de bolas e jogos insufláveis. À noite, pelas 21 horas, é o momento ideal para se sentar numa esplanada da Praça do Mercado e assistir a um pouco de música ao vivo, a cargo de Jorge Batista. O programa em detalhe pode ser consultado nas redes sociais da Praça do Mercado.

Veja aqui os horários completos das várias propostas para este fim de semana.

Sábado

9 horas — Saúde e Bem-Estar no Mercado, no Mercado Municipal D. Pedro V. Dura o dia todo.

10 horas — Festival Apura: workshop “Corpos do Som”, de Marco Santos, no Salão Brazil.

10 horas — Encontros Mágicos: Aula de magia, com Paulino Gil, no Convento de São Francisco.

10 horas — Exposição “Construir a República”, no Edifício Chiado, na Rua Ferreira Borges. Encerra às 18 horas.

10h30 — Encontros Mágicos: Magia de rua, em vários pontos da cidade, durante o dia todo.

11 horas — Exposição “Poetisa da Liberdade”, em homenagem a Natália Correia, na Biblioteca Municipal da Cultura. Encerra às 19 horas.

13 horas — Exposição “Enquanto o Mundo se Move”, de José António Quintanilha, na Sala da Cidade da Câmara Municipal de Coimbra. Encerra às 18 horas.

17 horas — Festival Apura: Resistência Artística, de Matilde Tarrinha e Assafrão, na sala de exposições da Casa das Artes Bissaya Barreto.

17h45 — Festival Apura: concertos no terraço da Casa das Artes Bissaya Barreto.

23h15 — Festival Apura: DJ sets na República da Praça.

Domingo

10 horas — Exposição “Construir a República”, no Edifício Chiado, na Rua Ferreira Borges. Encerra às 18 horas.

10h30 — Massa Crítica para miúdos, na Eugénio de Castro. Percurso termina no Parque Verde com um piquenique comunitário.

11 horas — Encontros Mágicos: Magia de rua, no Parque Verde.

11 horas – Exposição “Poetisa da Liberdade”, em homenagem a Natália Correia, na Biblioteca Municipal da Cultura. Encerra às 19 horas.

13 horas – Exposição “Enquanto o Mundo se Move”, de José António Quintanilha, na Sala da Cidade da Câmara Municipal de Coimbra. Encerra às 18 horas.

O fim de semana também é uma boa oportunidade para conhecer melhor o Fado de Coimbra. De seguida percorra a galeria para conhecer as casas de fado que estão disponíveis para recebê-lo e encantá-lo com uma serenata.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA