É uma verdadeira viagem pelos sentidos. Tocar, provar e cheirar é o que pode fazer no novo jardim sensorial de Coimbra. Dentro dos portões do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), o novo spot nasceu no âmbito das comemorações dos 250 anos deste pulmão da cidade e pode ser explorado gratuitamente todos os dias.
No ano em que celebra os 250 anos da sua fundação, o Jardim Botânico partilha com a cidade, desde o dia 5 de dezembro este novo espaço. O jardim sensorial é para percorrer sem pressas. As plantas dispostas em canteiros elevados vão guiá-lo. Cheire, toque, prove, observe e descubra os sons à volta.
Localizado num espaço lateral à Avenida das Tílias, dentro do JBUC, é um espaço para aproveitar e aprender, num contacto diferente com as plantas que podem até ser provadas. O espaço conta com cerca de 60 metros de canteiros que foram colocados de forma labiríntica e à altura do tronco para facilitar a aproximação. A zona está dividida em cinco secções — olfato, paladar, visão, tato e uma quinta dedicada ao olfato e paladar.
No jardim sensorial pode, por exemplo, experimentar plantas menos comuns como a menta-chocolate ou a salva-ananás. Não faltam as mais conhecidas, como a salsa ou o cebolinho. Há também plantas, como a crista plumosa, que nos seguram o olhar. Com tanta variedade, o espaço vai também ser aproveitado para visitas de escolas e jardins de infância.
O jardim está aberto à cidade desde 5 de dezembro. No mesmo dia foi inaugurada a exposição de fotografia “A Imagem do Jardim”, com 20 fotografias (a mais antiga data de 1859) dispostas no JBUC e que mostram a evolução do Botânico de Coimbra. A exposição fica até 10 de março do próximo ano, já o jardim sensorial é permanente.
De seguida carregue na galeria e conheça melhor este jardim.