A Câmara Municipal de Coimbra inaugurou, no dia 16 de setembro, a nova empreitada de requalificação do Parque Verde do Mondego, perto do Exploratório – Centro Ciência Viva. Estiveram presentes na cerimónia José Manuel Silva, o presidente da autarquia, e Ana Bastos, vereadora da Reabilitação Urbana. A obra teve como principais metas o melhoramento das acessibilidades e a construção de novos espaços de lazer, contemplando um investimento de 470 mil euros.
A realização deste conjunto de obras surge no contexto do projeto “Verd’O Parque”, pensado por Sofia Reis, no âmbito da 2.ª edição do Orçamento Participativo. O plano era intervir e transformar o espaço entre o Parque Verde e o Exploratório, para que pudesse ser “um local que estimule de forma o contacto mais direto com a natureza”, adianta o município.
A empreitada contou com a divisão do espaço em várias zonas, cada uma com uma funcionalidade diferente. A primeira zona vai funcionar “como uma antecâmara” a anteceder o espaço do Exploratório. A seguir, foi criado um Parque da Ciência, no exterior, que sofreu várias intervenções no sentido de aumentar o espaço existente e “eliminar barreiras físicas existentes”, para que haja um acesso livre ao local.
Outra novidade é a criação de um pequeno anfiteatro ao ar livre, construído em betão e que vai permitir a realização de diferentes iniciativas. A antiga horta, por sua vez, foi substituída por canteiros de diferentes alturas e a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida foi também melhorada. Também foi criada uma área de observação de aves, assim como colocados novos comedouros e bebedouros.
Além destas mudanças, foi também erguido um passadiço de madeira, no espaço entre o Exploratório e as piscinas municipais, que permite o acesso para os transeuntes a uma zona mais sobrelevada das árvores. Existe também um charco que foi criado para atrair várias espécies. Instalou-se ainda uma zona de piqueniques nova, constituída por “uma mesa de grandes dimensões”, cujos bancos corridos “envolvem as árvores existentes”, afirma o município.
A inauguração surgiu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Os responsáveis pela empreitada são a empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda. A obra durou um total de 240 dias.