na cidade

Coimbra Shopping com arte ao vivo no regresso às aulas

Filipa Namorado e Yoarte vão produzir criações artísticas em tempo real. Tuna feminina As FANS assegura a animação musical.
Visitantes vão receber oferta personalizada por um dos artistas.

Setembro é um mês de começos e regressos à rotina. Para quem vai iniciar o ano escolar, o Coimbra Shopping oferece um programa de fim de semana para tornar este início de aulas mais leve. De 14 até 17 de setembro, o primeiro piso do centro comercial vai ter arte e música ao vivo, num evento de entrada livre.

Entre os dias 14 e 16 de setembro, das 10 às 18 horas, Filipa Namorado, ilustradora de Coimbra, vai produzir, em tempo real, quatro ilustrações que vão remontar à história da cidade. A artista vai “criar uma narrativa visual que tem como protagonistas a paisagem urbana, a vida cultural e a natureza” da cidade, adianta a direção do Coimbra Shopping. O objetivo da artista, com esta criação artística ao vivo, é construir uma “ligação entre passado e presente” e fazer um apelo para um futuro mais sustentável.

Posteriormente, as obras de Filipa Namorado vão estar expostas entre os dias 22 e 28 de setembro. No entanto, no dia 15 de setembro, quem fizer uma visita ao primeiro piso do centro comercial vai poder receber uma oferta personalizada pela ilustradora, entre as 12h30 e as 14h30.

Também no dia 15, o Coimbra Shopping vai evocar o espírito daquela que é a cidade dos estudantes. Pelas 18h30, as FANS — Tuna Feminina da Universidade de Coimbra vão trazer um pouco de música ao piso 1, para acolher este novo regresso à vida escolar.

Já no último dia da programação, 17 de setembro, o artista Edson Yoshio, de nome artístico Yoarte, vai dar vida às suas estátuas de papel, em parceria com a loja Nerdy Core. Segundo a direção do centro comercial, à medida que Yoarte cria a sua arte, vai também interagir e envolver o público presente.

A diretora do centro comercial, Ana Rita Batanete, considera que estes dias “são oportunidades únicas para acompanhar a criação de obras de arte ao vivo e mergulhar na riqueza cultural da cidade”. É nesse sentido que o programa foi pensado para “surpreender” os visitantes, assim como promover experiências diferentes, no arranque deste novo ano letivo.

O Coimbra Shopping, inaugurado em 1993, fica na zona do Vale das Flores de Coimbra. É composto por 60 lojas, distribuídas pelos seus dois pisos. Dos vários negócios, o centro comercial alberga o hipermercado Continente, uma clínica Dr. Wells e um ginásio da cadeia FitnessHut.

Já pode ver o programa em detalhe no cartaz do evento.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA