O Natal é das poucas épocas do ano mais consensuais e democráticas, pelo menos em Portugal. Há pessoas que gostam desta altura por causa das decorações brilhantes, há quem prefira preparar comidas caseiras em família e outros que aproveitam para passear pelos diferentes mercadinhos de Natal e comprar presentes.
Este ano, o Coimbra Hype Market conta com várias datas. Desta vez, o evento promete ser especial “tanto pelo espaço, como pela seleção de participantes”, sublinha a organização. A iniciativa vai passar por cinco locais diferentes ao longo do mês de dezembro. No dia 1 de dezembro, domingo, o evento decorre entre as 10 e as 18 horas, no Palácio da Quinta da Portela, com a participação de 40 marcas locais e nacionais.
Da lista fazem parte nomes como Victoria Handmade, Lobo Apparel, Judite Shop, Cidade do Zero, entre outras. “Com esta edição, queremos dar o pontapé de saída necessário para que Coimbra capte a atenção de marcas portuguesas”, sublinham.
Em 2024, poderá encontrar “belíssimos salões com decorações próprias de outros tempos, artesãos criativos e marcas que, atualmente ‘escrevem as suas histórias’ em Portugal”. O espaço estará decorado com marcas do mercado, “pensado ao pormenor para unir passado, presente e futuro aproximará visitantes e criadores, dando rosto e voz a quem, hoje em dia, se cruza sobretudo online”.
O programa inclui animação para os mais pequenos, workshops e ainda um espaço de comida e bebida. A melhor parte é que a entrada é livre e ainda tem uma área de estacionamento disponível.
Um dos workshops é “A História Escreve-se Aqui” conduzido por Carina Leal. “Escrevo como quem precisa de ar para respirar. Sabias? É-me essencial, importante, imprescindível. E se o faço com alguma facilidade é porque me sentei noutras mesas e me desafiei a ir além”, pode ler-se na sinopse da inscrição.
O seu objetivo é ensinar as melhores ferramentas de escrita entre as 10 horas e o meio-dia na Quinta da Portela. O workshop oferece ainda um estojo para as palavras com todos os materiais necessários. As inscrições podem ser feitas online até 29 de novembro e há apenas oito vagas. A inscrição custa 18€.
Além disso, ainda vão estar no Mercado D. Pedro V no dia 14 de dezembro, entre as 10 e as 19 horas, tal como no dia 15 de dezembro das 10 às 18 horas. No dia 21 de dezembro vão estar no Quebra Costas e Sé Velha entre as 10 e as 18 horas. Ainda pode visitar a pop up na Praça do Comércio, inserida no Mercado de Natal de Coimbra, entre os dias 29 de novembro e 22 de dezembro.
Para quem ainda não conhece, o Coimbra Hype Market é um mercado urbano criativo que nasceu em 2022 e decorre em diversos locais históricos, turísticos e culturais da cidade de Coimbra.
Carregue na galeria para ver as imagens da edição de Natal do Coimbra Hype Market do ano passado.