na cidade

Coimbra conquista terceiro lugar na épica prova Red Bull Flugtag

Joel levou as tradições académicas aos céus lisboetas, onde alcançou 212 pontos e a maior distância de voo da competição.
Créditos de Imagem: Hugo Silva.

A competição mais excêntrica do mundo regressou aos céus portugueses no passado sábado, 7 de setembro, com partida na Doca da Marinha em Lisboa. A Red Bull Flugtag reúne equipas de todo o País, que mostram o seu espírito irreverente e a paixão pelo voo. 

O painel de jurados desta terceira edição foi constituído por Pedro Boucherie Mendes, Constanza Ariza, Gonçalo Braga, Inês Nogueira, Miguel Paraíso, Fernando Alvim, Ana Pinheiro, Luís Lickfold e Vanessa Marina. Cada equipa deverá incluir até cinco membros, todos maiores de 18 anos. Os carros precisam de cumprir alguns requisitos: máximo de oito metros de comprimento, nove de largura e três de altura, com um peso combinado (máquina e piloto) não superior a 200 quilos.

Um dos candidatos que respondeu a este desafio foi Joel Pedrosa. Tal como a New in Coimbra lhe contou neste artigo, o jovem levou a “cabra” da Universidade de Coimbra em miniatura até aos céus da capital. A estrutura do carro foi feita através de bambu e alumínio, para ser mais leve e voar mais tempo. Por dentro, existe um andaime revestido por placas de isolamento utilizado nos edifícios. O carro possui cerca de dois metros e quarenta.

A equipa conimbricense, os Capas Negras, ficou em terceiro lugar na prova, com 212 pontos. A abordagem criativa valeu-lhes 160 pontos e o desempenho na plataforma somou mais 42 pontos pela coreografia e apresentação antes do voo. O grande destaque da equipa foi efetivamente nos céus, uma vez que conseguiram voar dez metros, “a maior distância percorrida na competição”, segundo a organização. 

Além da construção do carro, cada concorrente realiza uma performance antes do salto. “Queremos representar Coimbra ao máximo e, por isso, pensámos em trazer os estudantes connosco e exemplificar o percurso académico, que parta do fim até ao começo”. A atuação começa com a bênção das fitas, passa pelas tunas com uma pequena dança com pandeiretas e, no final, mostram como é ser caloiro e toda a animação de Coimbra.

Carregue na galeria para ver ao pormenor o carro que Joel levou para a prova Red Bull Flugtag.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA