A pobreza vai ser o centro da discussão em Coimbra nos dias 17 e 18 de outubro, com a realização da 15.ª edição do Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social. A iniciativa, promovida pela organização não governamental Rede Europeia Anti Pobreza Portugal (EAPN), realiza-se na mesma semana em que a Câmara Municipal de Coimbra assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a 20 de outubro. O evento vai dividir-se entre o Convento São Francisco e o Hotel D. Luís.
O evento encontra-se inserido nas 130 atividades que a EAPN desenvolve no âmbito da Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social. O objetivo do fórum é, de acordo com a organização do evento, a criação de “um momento de diálogo e reflexão com as pessoas em situação de pobreza e com as entidades responsáveis pelas políticas sociais”. Com temas diferentes todos os anos, o mote desta 15.ª edição é “O Combate à Pobreza: um Desígnio Nacional”.
De acordo com a EAPN, as discussões ao longo do fórum vão focar-se em vários problemas, que “já estão a ter um impacto muito significativo no bem-estar e nas condições de vida dos portugueses”. Desde a subida dos custos da energia combustíveis aos bens alimentares, vai haver mesas redondas e palestras para discutir todos os assuntos.
Os trabalhos começam no dia 17 de outubro, por volta das 14h30, na Sala Almedina, no Convento São Francisco. A sessão de abertura vai contar com a presença de Agostinho Jardim Moreira, representante da EAPN Portugal, Armando Loureiro, porta-voz do Conselho Local de Cidadãos de Coimbra e ainda Ana Cortez Vaz, vereadora para a Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra.
Além dos vários momentos de discussão no primeiro dia, o evento de destaque de dia 17 de outubro vai para a atribuição do Prémio de Jornalismo: Analisar a Pobreza na Imprensa, que vai ter lugar por volta das 17h30. Este prémio visa a distinção de trabalhos jornalísticos sobre a pobreza e exclusão social feitos de “forma digna, livres de preconceitos e de outras representações negativas” relacionadas com estas matérias.
Já o segundo dia do evento vai começar às 9h30, no Hotel D. Luís. O destaque para este dia vai ser a apresentação de uma publicação realizada pelo Conselho Nacional de Cidadãos, que vai refletir sobre as consequências do aumento do custo de vida, intitulada “Que Vida é Esta”. A apresentação começa por volta das 9h45.
A organização do evento sublinha a importância de “colocar as pessoas no centro das políticas”, no que diz respeito ao combate à pobreza. A coordenação nacional refere ainda que os indivíduos são “agentes indispensáveis no combate à pobreza.” Considera ainda que estes “devem ser os verdadeiros protagonistas quer na definição, implementação e avaliação da Estratégia”. O evento vai decorrer à porta fechada, sendo a entrada permitida a quem recebeu convite e a jornalistas.