na cidade

Coimbra a Brincar: mais de 100 atividades gratuitas invadem o Parque Mondego

A iniciativa arranca dia 25 de maio para celebrar o Dia Internacional do Brincar com jogos dedicados aos mais novos.
Para toda a família.

É oficial: já há datas para a 12.ª edição do Coimbra a Brincar. O evento está marcado para os dias 25 e 28 de maio com mais de 100 atividades a decorrer pela cidade. E a melhor parte: são todas gratuitas e para todas as idades. 

A iniciativa começou em 2013 pelas mãos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra com o objetivo de assinalar o Dia Internacional do Brincar, celebrado a 28 de maio. Para isso, o evento promove a interação dos miúdos e a brincadeira intergeracional, “essencial para a saúde física e mental”, salienta a organização. 

O programa junta mais de 50 parceiros, incluindo jogos ampliados e de tabuleiro, dança, música, pintura, minibasquetebol, modelagem de balões, animação de rua, histórias e contos, tiro ao alvo, demonstração de treino de cães, passeios de barco e muito mais. Apesar da maioria das atividades decorrerem no Parque Verde, passam por diversos locais na cidade. Algumas terão lugar no Edifício Chiado, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Parque Linear do Vale das Flores e ainda UC Exploratório.

No primeiro dia, 25 de maio, o recinto estará aberto entre as 10 e as 18 horas. Destacamos a área de bebés e jogos infantis, onde ainda poderá assistir ao teatro, “O Colorido”, dos Pedrinhas, bem como participar no workshop de danças latinas, pelas 17 horas. Ainda nesta secção, os mais pequenos poderão explorar os sentidos, através de espigas, grãos, farinha e pão.

Já no dia 28 de maio, pode passar pelas pinturas faciais, praticar tiro ao alvo e participar na oficina de trabalhos manuais. Nesse dia, o recinto funcionará entre as 10 e as 16 horas. Pode ainda doar os seus livros usados, assistir à exposição de veículos dos mergulhadores ou à apresentação de ginástica.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA