na cidade

Circuito das Beiras está de volta a Coimbra 120 anos depois

A épica prova de desporto motorizado chega nos dias 14 a 17 de setembro. O padrinho é o campeão nacional Filipe Albuquerque.
Chevrolet Phantom de 1928.

O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, a primeira prova realizada em Portugal por etapas, a ligar o litoral ao interior, está de volta, de 14 a 17 de setembro de 2023, pelas mãos do Clube Escape Livre. O circuito tem como ponto de partida e chegada a cidade de Coimbra e conta com passagens por Castelo Branco e pela Guarda, num total de cerca de 400 quilómetros.

A prova épica, que regressa 120 anos depois do seu criador, Tavares de Melo, a ter ganho ao volante de um Darracq, foi apresentada esta segunda-feira, dia 12 de janeiro, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Foi há 120 anos que um dos maiores nomes do desporto motorizado da época usou um dos seus Darracq — que importava, juntamente, com as motos Werner — para ganhar uma corrida que ele próprio idealizou: um percurso com partida de Coimbra, passagem por Castelo Branco e pela Guarda e, novamente, regresso a Coimbra.

É precisamente esse percurso que o Clube Escape Livre vai recuperar este ano contando com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda, com o patrocínio da Bridgestone e First Stop e parcerias com o Museu do Caramulo, o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, o Clube dos Automóveis Antigos de Castelo Branco, o Automóvel Clube de Coimbra e o Real Automóvil Club de España.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, considerou que “recuperar uma prova motorizada com esta história e tradição, com mais 120 anos de existência, é um motivo de orgulho para Coimbra”. 

Responsável pela reedição do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop e presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio Antunes sustentou que “era impossível passar ao lado da oportunidade de fazer jus ao lema do Clube Escape Livre reeditando o Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop.

O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop vai contar com um piloto de Coimbra como embaixador do evento. Campeão do Mundo de Endurance e vencedor das 24 Horas de Le Mans, ambos na classe LMP2, Filipe Albuquerque é um dos maiores nomes do desporto automóvel nacional e internacional. Fica feito o convite para os proprietários de modelos pré-guerra e clássicos até 1978 se juntarem à prova.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA