Deixe os casacos fora do armário e não largue o chapéu de chuva. Depois de um Natal chuvoso, a Passagem de Ano vai ser igual. A precipitação não vai largar o País até ao final do ano e Coimbra não é exceção.
Para o último dia do ano, a probabilidade de precipitação segundo o IPMA está nos 56 por cento e as temperaturas vão variar entre os 13 e os 18 graus. Por isso é quase certo que a entrada em 2023 vai fazer-se com chuva. Se está a pensar passar o ano na rua, não pode deixar os agasalhos nem o chapéu de chuva em casa. Para o dia 1 de janeiro, domingo, a precipitação fica mais forte e as temperaturas também descem, variando entre os 10 e os 17 graus.
Segundo informação do IPMA, o estado do tempo será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”. Devido a esta frente gélida, a previsão é de que o vento aumente de intensidade, predominando de sudoeste. Deverá registar-se vento forte no litoral oeste e nas terras altas das regiões Norte e Centro, “com rajadas até 70 quilómetros/hora e 90 quilómetros/hora, respetivamente”.
Há ainda a possibilidade de a agitação marítima “aumentar temporariamente” no domingo, até aos quatro, cinco metros de altura significativa, a norte do cabo Mondego. Apesar da chuva, não estão previstos, atualmente, avisos meteorológicos para o fim de semana.