Powered by CIM|RC

na cidade

Cascata da Fraga da Pena vai ficar mais acessível aos visitantes

Passadiço de 60 metros irá ser construído pelo município de Arganil. Investimento previsto é de 158 mil euros.
Queda de água tem uma altura de 19 metros.

Um passadiço com 60 metros de extensão vai ser construído junto às Cascatas de Fraga da Pena em Arganil. O projeto irá arrancar no final do terceiro trimestre do ano e representa um investimento superior a 150 mil euros, em grande parte suportado pelo Fundo Ambiental.

De acordo com a autarquia, esta estrutura permitirá que as pessoas com mobilidade condicionada possam aceder à cascata de 20 metros que faz desta zona de lazer o principal ponto de atração da área protegida. Para a sua contrução, os percursos pedestres e caminhos existentes vão ser alvo de trabalhos de desmatação de plantas invasivas; será feita a reabilitação de muretes e contenção de terrenos; a regularização e compactação de solos; o reforço de sinalética direcional e definição de áreas de interdição.

A intervenção nesta zona prevê a reabilitação da Casa Grande, que acolhe o Centro Interpretativo da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA). Além de obras no edifício, está prevista a modernização dos equipamentos e a reorganização da exposição e conteúdos, permitindo a introdução de um novo conceito de museografia, mais centrado no digital e na interatividade.

O projeto prevê ainda a reabilitação da Casa da Eira e da Casa da Fraga da Pena, de forma a servirem de apoio à organização de atividades de campo e visitas guiadas, funcionando como uma extensão do Centro de Interpretação. Este projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), preserva e respeita as características singulares do património natural da paisagem protegida, onde se encontram inseridas a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena, duas áreas de especial interesse e dois pontos de referência no concelho.

Recorde-se que a Cascata da Fraga da Pena, em plena Paisagem Protegida da Serra do Açor, corresponde a um acidente geológico atravessado pela Barroca de Degraínhos, originando um conjunto de quedas de água sucessivas. A queda de água tem uma altura de 19 metros.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA