A freguesia de Cordinhã, no concelho de Cantanhede, prepara-se cinco dias de festa. De 6 a 10 de junho, a Feira do Vinho e da Gastronomia reúne os sabores da cozinha tradicional, o vinho da terra, o artesanato e a música popular no Largo da Feira.
As tasquinhas, com capacidade para cerca de 400 pessoas, são um dos maiores atrativos do evento. Por lá, as associações da freguesia dão nova vida a receitas antigas, resgatando os pratos locais. Para acompanhar, não faltarão os vinhos, produzidos por vitivinicultores da região, nem o artesanato que homenageia a tradição agrícola da vinha. Para os mais pequenos, a abertura de insufláveis acontece no sábado, às 15 horas.
A música popular portuguesa assume também um papel de destaque no evento. A abertura será feita com a Banda Los Fodelhos, às 18h45 do dia 6. Seguem-se-lhe Sigó Baile, às 21h30 e Nel Monteiro, cabeça de cartaz, pelas 22h30. A noite é encerrada com DJ Rodrigo, às 00h30.
No sábado, 7, sobem ao palco, o saxofonista Tiago Taborda, às 19 horas; Amadeu Mota, pelas 22 horas; e o DJ Rheitor à uma hora da madrugada. A noite dedicada ao fado será no domingo, 8, às 22 horas, contando com a presença de Carolina Pessoa, Liliana Luz, Yola Dinis, Nuno Sérgio, Ni Ferreirinha e Francisco Pereira. Durante o dia, poderá contar com atividades como o cineconcerto “Epopeia Gandareza” e o tradicional Passeio de Pasteleiras – Rota das Adegas.
A animação continua na segunda-feira, 9, com os Gaiteiros Popular 21, novamente Tiago Taborda e o DJ Los Crocos. O último dia do evento será na terça-feira, 10. Para fechar a festa, Ruizinho de Penacova dará música aos seus visitantes com um concerto marcado para as 22 horas. Se gosta de fogo de artifício, deixe-se ficar até à meia-noite, momento em que estes serão lançados.