na cidade

Cantanhede assegura transporte escolar a mais de 900 alunos no próximo ano letivo

A medida será garantida por duas empresas de transportes públicos e será "um processo complexo em permanente atualização".
Para ser mais fácil voltar às aulas.

Setembro é o mês pautado pelas mudanças, fator que está relacionado com o começo de mais um ano letivo. Há sempre novas medidas a surgir para facilitar a vida, tanto dos pais como dos estudantes por todo o País. Este ano, o município de Cantanhede anunciou que irá assegurar o transporte a mais de 900 estudantes.

A rede escolar do município abrange 3454 alunos que estão distribuídos por 14 jardins de infância, dez em rede solidária de Instituições Particulares de Solidariedade Social, 16 escolas do 1.º CEB, duas escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos, uma escola básica e secundária, uma escola secundária com 3.º CEB, uma escola técnico-profissional, uma escola de ensino particular e cooperativo, uma escola particular de ensino especializado de música e duas entidades do Ensino Superior.

De acordo com a informação recolhida pelo município de Cantanhede, existe uma maior percentagem de alunos a precisar de transporte no ano letivo 2024/2025. Os principais destinos necessários são: Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Escola Básica Marquês de Marialva e Escola Secundária Lima-de-Faria. Todas as escolas ficam situadas na cidade de Cantanhede, o que se traduz a 70 por cento do total de alunos presentes. 

No entanto, também será garantido transporte para a Escola EB 2,3 Carlos Oliveira — Febres, e Escola EB 2,3/Secundária João Garcia Bacelar no agrupamento de Escolas Gândara-Mar. A medida também abrange os alunos matriculados na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, em Anadia, tal como crianças com cuidados de saúde específicos a frequentar unidades em Coimbra, Mira e Ílhavo.

O plano de transportes escolares será assegurado entre o local da residência dos alunos e os estabelecimentos pertencentes à rede pública. “Sendo um processo complexo e dinâmico em permanente atualização consoante as necessidades reais dos alunos e das famílias”, salienta o município de Cantanhede. 

A mobilidade será assegurada por duas empresas de transportes públicos que irá complementar a rede de transportes urbanos de Cantanhede, que será responsável por dar resposta aos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino do perímetro da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA