Algumas das maiores preocupações de grande parte dos portugueses, atualmente, são o aumento do custo de vida e a crise habitacional, que se estende a todo o território português. Coimbra não é exceção e, nesse sentido, a Câmara Municipal anunciou medidas dedicadas à habitação acessível para tentar ajudar algumas famílias.
Para isso, serão reabilitadas algumas casas na Rua Vale de Figueiras, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, com o objetivo de garantir que se transformam em habitações de arrendamento acessível. O projeto é composto por seis fogos, distribuídos em duas frações de tipologia T1 e quatro frações T3.
Com um prazo de execução de 450 dias, a obra ficou a cargo da empresa Veiga Lopes, e totaliza um investimento de 781.856 euros, que vai ser financiado a 100 por cento pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O concurso foi aprovado na Câmara Municipal de Coimbra no dia 8 de julho deste ano, no entanto, a consignação decorreu esta terça-feira, 10 de dezembro.
O “Projetos de habitação a Custos Acessíveis da Região de Coimbra” tem como objetivo a “reabilitação integral dos imóveis, com um pequeno aumento da sua volumetria, definir a fronteira entre as novas propostas promovidas pela Câmara Municipal para a zona e o tecido urbano existente”, refere o Presidente da Câmara, José Manuel Silva. A reabilitação permite ainda dar uma nova vida às frações escolhidas, sem “descaracterizar a identidade original do imóvel”.
Os edifícios vão sofrer de algumas alterações a nível de espaço, tais como “a relocalização da cozinha junto à nova entrada das frações e o acréscimo de um quarto adicional”, refere o projeto.