na cidade

Cálculos mentais com velocidade e precisão? Os melhores alunos vêm a Coimbra

Escola Artística do Conservatório de Coimbra acolhe Campeonato Nacional no próximo dia 3 de junho.
Potencia o desenvolvimento cognitivo dos mais novos.

Alunos com idades compreendidas entre os quatro e os 13 anos vão marcar presença no próximo dia 3 de junho no Campeonato Nacional do ALOHA em Coimbra. Trata-se de um programa extracurricular que potencia o desenvolvimento cognitivo dos menores através da utilização e visualização do ábaco (aparelho de cálculo aritmético constituído por um quadro ou uma caixa com esferas ou argolas que deslizam em vários arames ou hastes paralelos). O objetivo é aprender a fazer cálculos mentais com grande velocidade e precisão, ao mesmo tempo que participam em aulas lúdicas e divertidas.

A iniciativa decorre na Escola Artística do Conservatório de Música entre as 9h30 e as 13 horas e contará com a presença de estudantes de todos os distritos, incluindo a Madeira. Durante a manhã, os participantes irão concorrer aos três níveis do concurso: Kinder (quatro e cinco anos), Tiny Tots (cinco aos sete anos) e Kids (oito aos 13 anos). 

No primeiro nível (Kinder), o itinerário de trabalho foi desenhado para ajudar os alunos a reconhecer e escrever os números de 1 a 9; reconhecer a sequência lógica dos números e dos sinais; introdução ao uso do ábaco; melhoria da orientação espacial; identificação e expressão das emoções; desenvolvimento do trabalho em equipa; melhoria da coordenação motora; melhoria das habilidades linguísticas, entre outras.

Os Tiny Tots recebem um ábaco e livros divertidos que ajudam os menores a aprenderem a fazer cálculos mais básicos e que tornam a matemática divertida. Este programa está dividido em dez níveis, cada um com a duração média de quatro meses (é uma média, uma vez que cada aluno vai ao seu ritmo, podendo fazer mais ou menos níveis dentro deste período).

Já os Kids dividem-se em oito níveis, cada um com a duração de quatro meses (tal como no programa Tinty Tots, é apenas uma média). Nas primeiras aulas, os alunos utilizam o ábaco para realizarem os cálculos, mas rapidamente deixam este instrumento e começam a fazer as operações visualizando apenas este instrumento. No final do programa, os alunos serão capazes de realizar contas de somar, subtrair, multiplicações, divisões, raízes quadradas, potências, frações, entre muitas outras, de forma ágil e rápida, recorrendo apenas à visualização do ábaco.

A competição tem como objetivo encontrar os alunos mais rápidos a fazer cálculos mentais com precisão. Acompanhados dos respetivos professores, os menores serão sujeitos a uma prova que dura apenas cinco minutos. “No resto do tempo, vamos divertir-nos muito”, refere a organização. O evento será o prelúdio para o Campeonato Internacional, que terá lugar no dia 30 de julho em Kuala Lampur, Malásia — local de nascimento do Programa ALOHA há precisamente 30 anos.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA