na cidade

Baixa Coimbrã recebe nova edição da Noite Europeia dos Investigadores

Iniciativa acontece simultaneamente noutras cidades europeias. Participantes que visitem o percurso vão poder ganhar prémios.
Atividades são gratuitas.

A Baixa de Coimbra vai abrir as portas à ciência com mais uma Noite Europeia dos Investigadores (NEI). O evento vai decorrer esta sexta-feira, dia 29 de setembro, entre as 17 horas e a meia-noite. Conta-se com a participação de 600 investigadores e cientistas da Universidade de Coimbra (UC), com quem os participantes vão poder interagir durante o seu percurso pelo programa do evento, intitulado de “Rota da Ciência”. As iniciativas são gratuitas e para todas as idades.

A NEI insere-se num evento que ocorre de forma simultânea em várias cidades europeias. Em Coimbra, a organização da iniciativa está a cargo do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, juntamente com a Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra.  O tema da edição deste ano é “Ciência Para Todos: Sustentabilidade e Inclusão”. O intuito da programação é promover as investigações feitas a nível europeu que visem um “futuro mais sustentável e inclusivo”, segundo a organização do evento.

O programa “Rota da Ciência” encontra-se distribuído por 85 pontos na Baixa de Coimbra, entre o Largo da Portagem, a Praça do Comércio e a Praça 8 de maio. Cada um desses pontos vai dinamizar atividades práticas para mostrar aos participantes a sua ciência. As propostas incluem visitas, danças, experiências e demonstrações. Nos vários pontos, os visitantes vão poder ler um código QR, de forma a ficarem registados e poderem ganhar prémios correspondentes ao número de bancas que visitarem. Os prémios vão desde gelados e jantares a discos e experiências num escape room.

Das atividades que constam da programação, a organização do evento destaca “Superbactérias: a ameaça invisível”, que visa mostrar, através de jogos interativos, qual o papel destes organismos na vida dos seres humanos. “Matrix! As interfaces corpo-computador” é outra iniciativa que pretende dar a conhecer aos participantes a atividade elétrica cerebral, bem como outras atividades relacionadas com a parte elétrica do corpo humano. O público vai também ter a oportunidade de conhecer melhor os responsáveis pela polinização na atividade “Que polinizador é este?” e conhecer o seu modo de vida e a importância que têm para a sustentabilidade, através da aplicação iNaturalist.

A NEI em Portugal resulta de um consórcio entre quatro universidades portuguesas: a UC, a Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade do Minho. Além dos 600 cientistas, que fazem parte de 30 unidades de Investigação e Desenvolvimento da UC, estão envolvidos 65 estudantes de doutoramento e voluntários. O comércio local é também um dos aliados desta iniciativa, assim como vários museus e centros de Ciência Viva em Coimbra. O programa da iniciativa encontra-se para consulta no site oficial da NEI.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA